Você já se perguntou quais ferramentas e tecnologias podem te auxiliar a construir um maior destaque competitivo no mercado e uma melhor gestão interna de informações? O backup da nuvem para empresas pode ser a resposta para quem está buscando realizar um armazenamento seguro, otimizado e prático dos dados referentes ao seu backup corporativo.

Imagine não precisar recorrer a espaços físicos e realizar altos investimentos para buscar manter a proteção dessas informações? Então, se você deseja saber mais sobre a facilidade e escalabilidade proporcionadas por esse sistema e de que forma proporcionam benefícios para os negócios, continue a leitura deste artigo!

1. Maior segurança dos dados

Este é o benefício em backups realizados na nuvem mais sinalizado quando falamos em segurança de dados. Afinal, a garantia de maior segurança dos seus dados está diretamente relacionada ao fato de que, ao contar com esse serviço, seu negócio deixa de estar vulnerável aos perigos presentes no armazenamento em mídias tradicionais.

Por isso, imagine as seguintes situações:

O que acontece na sua empresa se o servidor/computador em que estavam os softwares, banco de dados, planilhas, projetos e demais arquivos sofrer uma pane (queima do HD, por exemplo), for furtado ou até mesmo danificado por um incêndio, comprometendo o backup interno?

ou

O que acontece na sua empresa se alguém deletou de forma irrecuperável o banco de dados do sistema de gestão e você descobre que o último backup feito tem 60 dias?

Ao recorrer ao uso da nuvem, você passa a contar com uma tecnologia que assegura que suas informações serão repassadas para um servidor externo e especializado nesse armazenamento, com menores chances de qualquer intervenção humana.

Essas informações recebem uma criptografia de ponta a ponta, presente em todas as etapas de manutenção desses arquivos, não permitindo que ocorra algum tipo de invasão e interceptação por parte de pessoas não autorizadas.

2. Praticidade de acesso remoto

Imagine poder acessar, a qualquer momento e em qualquer lugar, os arquivos necessários para a realização de uma análise, atividade ou até mesmo reunião. A cópia de segurança em nuvem apresenta essa disponibilidade de maneira integral, sendo um dos principais diferenciais com relação a outros tipos de servidores.

Confira também: Como escolher o melhor serviço de backup em nuvem para empresas

3. Escalabilidade

Este tipo de sistema oferece a uma gestão a possibilidade de ser ajustado conforme as necessidades e proporções necessárias.

Dessa forma, a contratação do serviço é feita com base nas métricas exatas a serem utilizadas, existindo a flexibilidade de acompanhamento de crescimento do seu negócio, podendo ser aplicado, portanto, em qualquer momento do seu desenvolvimento.

4. Menor custo de investimento

Esta modalidade passa a ser mais acessível à medida que não é mais necessário realizar a manutenção de um espaço físico, com dispositivos altamente qualificados e colaboradores técnicos especializados em realizar o gerenciamento desses arquivos.

E não é só isso, já que além do custo inicial de compra, os servidores exigem manutenção constante, troca de peças, renovação de licenças e ambiente climatizado.

Portanto, contar com uma tecnologia que está em constante desenvolvimento e aprimoramento, além de ser mais econômico, assegura que o seu armazenamento não ficará obsoleto.

5. Confiabilidade

Existe um rígido controle realizado para estes serviços, que contam com uma área central, responsável por uma qualificada e assertiva verificação das atividades, monitorando automaticamente e de forma recorrente todas as rotinas, para assegurar que estejam sendo cumpridas.

A confiança é ainda reforçada à medida que são produzidos e compartilhados relatórios gerais, que descrevem o status das atividades e sinalizam a respeito de qualquer possível discrepância ou falha.

6. Implementação otimizada

Pensar na aplicação de ferramentas tradicionais é contar com uma instalação que, além de demandar maiores investimentos, conta com um processo que ocorre em maior escala e requer maior número de esforços de estruturação.

Explicamos: imagine quanto tempo de organização e planejamento são necessários para ser desenvolvido o treinamento de uma equipe técnica, a adaptação ou construção de um espaço físico para acomodar os dispositivos e até mesmo a pausa nas tarefas visando ser adotado um serviço convencional de armazenamento.

O backup na nuvem apresenta essa solução de maneira rápida e otimizada, dando a você a possibilidade de um gerenciamento mais prático.

7. Aplicabilidade em qualquer nicho e porte de empresa

Este é um recurso que atinge e atende qualquer porte de negócio e nicho de mercado. Isso se dá devido ao seu caráter altamente flexível, que pode ser personalizado e adaptado conforme a necessidade de sua atuação.

Em empresas de menor dimensão, é uma solução que faz com que você não precise intensificar a carga de trabalho de seus colaboradores ou organizar outros esforços para que a cópia de segurança seja constantemente realizada, sendo ainda uma fonte possível de investimentos mais modestos.

Já em grandes organizações, o volume de arquivos e informações torna mais cara a possibilidade de uma manutenção mais tradicional desses dados, estando ainda à mercê de uma maior possibilidade de tentativas de acessos e perdas de informações.

8. Possibilidade de integração com sistemas de gestão

A cópia de segurança em nuvem pode ser anexada a sistemas de gestão integrada, como o ERP (Enterprise Resource Planning), outra solução tecnológica que visa a centralização dos processos e operações referentes a uma empresa.

A união dessas ferramentas viabiliza uma notável melhora do gerenciamento interno, ao permitir um maior controle e administração das informações e arquivos referentes às atividades, projetos, processos e colaboradores e um cruzamento de dados mais qualificados.

Então, viu o quanto a adoção de um backup na nuvem pode ser um importante diferencial para a atuação e gestão de um empreendimento? Contar com suas vantagens e benefícios é incrementar e qualificar a segurança dos dados de um empreendimento, o colocando a um passo à frente em um mercado cada vez mais competitivo e inovador.

E que tal continuar a acompanhar o nosso blog? Aproveite para conferir nosso post e descubra se a falta de backup pode prejudicar a reputação de uma empresa. Até mais!

3 comentários em “<span id="titleiswpReadMe_686">Backup na nuvem para empresas: descubra 8 benefícios</span>”

  1. Pingback: Backup-corporativo-e-a-resiliencia-das-empresas

  2. Pingback: Empresa que perde o banco de dados sobrevive? - Blog do Gemini Cloud Backup

  3. Pingback: Backup na nuvem: O que falta para ter o seu? - Blog do Gemini Cloud Backup

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima