Em outros artigos aqui no blog sempre examinamos o tema da segurança digital, inclusive até temos um texto interessante que fala sobre a importância das pessoas no processo de proteção dos dados.

Pois bem, hoje vamos explorar um assunto que apesar de importantíssimo é negligenciado por 99% dos usuários de computador: As senhas.

As senhas são a porta de entrada para o mundo digital, através delas acessamos contas em bancos, redes corporativas, e-mails, sistemas de gestão, serviços na web, aplicativos em smartphones, enfim, usamos as senhas para tudo.

Apesar dos esforços recentes em acesso biométrico, que aliás vem ganhando força, as senhas ainda são o principal passaporte de segurança dos usuários.

Por isso mesmo, por sua importância, as senhas deveriam ser tratadas com mais atenção pelos usuários.

Senhas fracas e/ou muito antigas abrem as portas das informações dos usuários e das empresas para criminosos virtuais.

Mas o que são senhas fracas?

Senhas fracas são aquelas facilmente “quebradas” (descobertas) pelos hackers, que utilizam aplicativos específicos para esse fim.

Existem ainda grandes bancos de dados na internet com milhões de senhas roubadas que esses criminosos podem utilizar.

Exemplos clássicos de senhas fracas mais comuns são:

• 12345
• 123456
• Qwert
• 1111111
• Senha
• Abc123
• Admin
• Password

Deu pra entender né?

Essas senhas são as mais óbvias que qualquer hacker vai tentar na hora de invadir algum sistema.

Outra situação comum é o usuário usar dados pessoais, como a própria data de nascimento, da esposa/marido ou dos filhos.

Nesse caso o hacker pode ser bem-sucedido caso tenha conseguido roubar dados com números de documentos pessoais da vítima.

Como senhas “fortes” podem proteger meus dados?

Se a senha é a “fechadura” das portas digitais, é natural que quanto mais forte ela seja, mais será eficaz contra “arrombamentos”.

Os criminosos virtuais buscam dinheiro fácil e rápido: Fraudar contas bancárias para fazer transferências, fraudar cartões de crédito para fazer compras.

Especialmente no caso das empresas, querem acessar bancos de dados para sequestrá-los em troca de resgate e por ai vai.

Senhas fortes dificultam e desencorajam os golpes, pois os hackers vão ter muito trabalho cujo processo demorado tende a fazê-los desistir.

Dicas para criar e manter senhas seguras

Aqui vão algumas dicas que podem ajudar a tornar suas senhas mais seguras e mantê-lo longe da zona de risco dos hackers:

1) Quanto mais elementos, melhor: Senhas verdadeiramente fortes contam com Letras maísuculas e minúsculas, números e caracteres especiais (%&$#), então uma senha forte se parece com isso: A%55_JDa)14

2) Troque-as senhas com frequência: A Razão para isso é que com o tempo os hackers vão se sofisticando então uma senha velha tende a ter mais chances de ser descoberta.

3) Fique alerta aos avisos dos fornecedores: Quando uma empresa emite o alerta de que sofreu um ataque e senhas de usuários foram roubadas, é aconselhável escutá-los e trocar sua senha imediatamente, mesmo que a sua não tenha sido, afinal o seguro morreu de velho.

4) Use senhas diferentes para cada acesso: Procure criar senhas diferentes para sites, redes e aplicativos que você usa, pois uma senha genérica para seria como uma chave mestra que abriria todas as suas portas caso fosse descoberta.

5) Não utilize datas e palavras óbvias: É óbvio! Como dito anteriormente caso o criminosa tenha acesso aos seus documentos, ele pode usar nas tentativas de adivinhar sua senha, portanto, nada de senhas fáceis!

6) Não a compartilhe-a com ninguém: A menos que seja um caso de vida ou morte, compartilhar sua senha com terceiros aumenta enormemente o risco, afinal você não tem controle sobre como essa pessoa vai manter a senha em segredo.

7) Não anote num local de fácil acesso: Não adianta ter uma senha mega forte se ela ficar anotada na sua carteira, debaixo do monitor ou num bloco de notas qualquer do seu PC, pois em caso de invasão tenha certeza que os hackers vão procurar lá.

Senhas fortes e atualizadas e seu sono sempre em dia

As ameaças digitais estão por toda a parte e a manutenção de senhas seguras é uma destas ações, pratique sempre essas dicas, mantenha-se sempre alerta e você diminuirá muito as chances de enfrentar um problema como esse.

Quer saber mais sobre segurança de dados no mundo digital?

Fique ligado em nosso blog pois periodicamente publicamos conteúdos sobre segurança digital.

Obrigado e até o próximo artigo!

1 comentário em “<span id="titleiswpReadMe_1048">Você usa senhas fracas? Seus dados correm perigo</span>”

  1. Pingback: Ransomware: Quais estragos ele causa nas empresas? - Blog do Gemini Cloud Backup

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima