3 situações que o backup em nuvem livrou empresas de uma enrascada.

Sempre quando lemos matérias cujo assunto trata de backup na nuvem para empresas muito se fala nas vantagens, benefícios, etc. o que é compreensível e perfeitamente válido para que o interessado no assunto possa formar sua opinião, mas e se abordássemos as situações práticas onde o backup, em especial quando esse tipo de serviço livrou uma empresa de uma situação potencialmente destrutiva (ou no popular, uma bela de uma enrascada)?

Vamos a elas:

1) A folha de pagamento (quase) foi para o espaço

Era dia 26 e o departamento pessoal de uma grande fabricante de produtos químicos se preparava para fechar a folha que seria paga no quinto dia útil do mês seguinte, no final da tarde uma tempestade fortíssima caiu sobre a região e vários raios atingiram a rede elétrica literalmente “fritando” o HD do computador do responsável pelo fechamento da folha onde estava o sistema com os dados dos cerca de 1400 funcionários.

Pausa para reflexão: Alguém se arrisca a dizer se seria humanamente possível fechar uma folha até o dia 30 realimentando um banco de dados do zero com os salários, benefícios e descontos dessa quantidade de colaboradores apenas consultando fichas e relatórios antigos?
Graças a uma cópia do backup em nuvem que a empresa mantinha foi possível resgatar o banco de dados e no dia seguinte o processo voltou a ser feito normalmente evitando uma situação caótica perante todo o quadro funcional da empresa, afinal receber o salário em dia não tem preço!

2) Cadê meu contas a receber?

Uma revenda de insumos agrícolas tinha uma carteira (na ocasião) de mais de 2.200 agricultores da região, a época de colheita havia recém encerrado, quando muitos deles aproveitam para quitar as dívidas feitas para compra de insumos do plantio, porém um ataque de vírus ao servidor na semana de maior pico de recebimentos danificou o banco de dados do ERP da revenda, graças ao backup em nuvem a empresa pôde recuperar o banco de dados e reestabelecer a normalidade nos acertos com os clientes.
Nota: Caso a recuperação não tivesse sido possível um transtorno imenso teria acontecido, pois ainda que conseguisse receber as contas através das faturas assinadas pelos clientes em papel, o tempo de fechamento de cada acerto seria o dobro, a totalização dos valores no final do dia feita de forma manual seria muito mais trabalhosa e uma fila de clientes insatisfeitos se formaria, afinal ninguém gosta de perder tempo para pagar contas.
3) Filmar um comercial de novo?

Uma produtora de vídeo teve um de seus computadores roubados, o que por si só já um grande prejuízo, porém o “x” da questão é que nele haviam mais de 2 horas de vídeo não editado que haviam sido capturadas numa filmagem para um comercial para o qual a produtora havia sido contratada.
Eis o problema: Refazer a filmagem estava totalmente fora de questão, pois reunir novamente toda a equipe de produção, os atores, equipamentos e o deslocamento até a locação (mais de 2 horas distante, numa região isolada) resultaria num prejuízo de mais de 100 mil Reais pela empresa, além disso não haveria mais agenda dos diversos profissionais envolvidos pelo menos para os próximos 2 meses. Se a produtora não entregasse o material editado para agência de publicidade finalizar a produção do comercial poderia sofrer um processo que fecharia suas portas.
Porém esse cenário pavoroso passou longe da produtora, que havia salvado todo o material em seu serviço de backup na nuvem, e que ao final teve como único prejuízo apenas o computador roubado.

Situações como estas acontecem todos os dias, roubo, pane elétrica, tempestades, ataques de vírus, sequestro de dados (Ransomware) e as consequências são sentidas na pele por muitas empresas que não dispõe de um sistema de backup eficaz.
Especificamente quando se fala em backup na nuvem podemos afirmar que trata-se atualmente de uma modalidade tecnologia madura, a segurança e o custo benefício imbatível já se provaram capazes de ajudar as empresas a proteger suas informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima