O backup vem conquistando a confiança das pessoas e das empresas cada vez mais a cada dia.
Com o tempo, a segurança dos dados, que era um grande temor dos usuários foi firmando-se como um dos pontos fortes do modelo na nuvem.
Além da segurança uma série de outros atributos fazem do backup na nuvem a opção ideal para a segurança dos dados.
Nesse artigo vamos falar um pouco dessas qualidades, fique com a gente.
O backup na nuvem automatiza o processo
Se você tira fotos no seu celular, é provável que já recebeu a oferta de algum aplicativo que salva as imagens automaticamente na nuvem assim que você as tira.
É muito prático afina você fotografa e as fotos vão pra nuvem automaticamente.
No backup corporativo é assim também.
O salvamento dos dados acontece em tempo real à medida que os dados vão sendo gerados.
O processo de armazenamento automático dos dados assegura à empresa um alto nível de atualização das informações de forma segura.
Em geral os processos manuais não dão esse nível de segurança justamente por serem... manuais!
Em muitas situações seja por sobrecarga de trabalho, por esquecimento ou casos graves por negligência mesmo os responsáveis não fazem o backup e quando acontece um incidente é tarde demais.
É comum constar empresas que sofreram ataques de ransomware ou pane dos computadores os backups desatualizados em 30, 60 dias ou mais.
Esse “furo” na atualização dos dados acaba sendo fatal para as empresas pois gera uma série de transtornos operacionais e junto ao fisco.
Monitoramento externo do backup é bem-vindo
A palavra “monitoramento” ganhou contornos muito ruins nos últimos tempos devido aos episódios de quebra de privacidade.
“O cidadão X estava sendo monitorado pela quadrilha”.
“A empresa Y monitorava o que seus funcionários faziam” etc.
O fato que o monitoramento do backup não tem nada de negativo, pelo contrário, ele é uma forma de reforçar que os processos estão sendo feitos corretamente.
Na prática o monitoramento do backup é isso mesmo que a expressão diz: Monitorar se o backup está sendo realizado corretamente.
Os dados em si não são monitorados, de modo que o fornecedor do serviço de backup na nuvem não fica “bisbilhotando” o conteúdo do backup, e sim, analisa se os dados estão sendo salvos regular e corretamente.
Em caso de alguma atividade anormal a equipe entra em contato com a empresa cliente para tomar as medidas necessárias para que o serviço seja restabelecido.
Faça download das notas ficais, direto da SEFAZ
Agilidade na implantação
Imagine construir uma casa ou se hospedar num hotel.
Uma casa leva meses para ser feita, mas se hospedar num hotel leva apenas alguns minutos.
É assim com o backup na nuvem em relação ao backup interno convencional.
Nos serviços da nuvem a infraestrutura está toda pronta, basta fazer as configurações e começar a subir os dados.
Quem decide por manter os dados internamente tem que lidar com uma lista enorme de requisitos que vai desde a compra do equipamento, das licenças dos softwares passando por adequação do local onde o equipamento vai ficar, qual técnico vai dar suporte e muito mais.
Não tem pra ninguém, no quesito agilidade a nuvem é imbatível de novo.
O backup na nuvem é barato
Sim, a escala que a internet proporciona torna o backup extremamente barato, até mesmo para micro e pequenas empresas.
Já mencionamos em outros artigos aqui no blog sobre o quão caro é se manter um servidor de backup interno.
A empresa que mantém os dados internamente tem que arcar com uma série de despesas adicionais que encarecem demais o processo de backup.
O Backup na nuvem por sua vez tem planos muito competitivos, por menos de três Reais por dia e que oferecem segurança e confiabilidade dos melhores datacenters do mundo.
Ainda não se convenceu das vantagens do backup na nuvem? Conheça o Gemini Backup e mantenha seus dados corporativos protegidos.
Dê mais uma olhada nos outros artigos aqui do blog e assine nossa newsletter pois regularmente lançamos novos materiais sobre segurança de dados para empresas.
Obrigado pela leitura e até a próxima!
Pingback: Ferramentas de backup, conheça melhor para escolher melhor - Blog do Gemini Cloud Backup