Contagem regressiva para a entrada em vigor da NFC-e no PR

por Equipe de conteúdo

fb

A Nota Fiscal Eletrônica de Consumidor (NFC-e) que vem sendo amplamente divulgada na mídia finalmente entra em vigor no estado do Paraná no dia 01/07/2015.

Inicialmente obrigatória para o segmento de postos de combustíveis, ela se estenderá para outros segmentos até o final de 2015 e outros mais no decorrer de 2016.

O que é a NFC-e?

A NFC-e vem para substituir as Notas Fiscais em papel, modelo 2 e o Cupom Fiscal (ECF) e é usada essencialmente para a venda de mercadorias para pessoas físicas, sem necessidade de identificação do consumidor.

Sua estrutura de envio será bastante parecida com  a da NF-e, onde o emitente enviará um arquivo eletrônico (XML) para a SEFAZ e sendo o XML aprovado o documento é impresso, conhecido  de DANFE NFC-e.

É válido destacar que o DANFE NFC-e trará impresso um QR Code, um código único que poderá ser escaneado com aparelhos smartphone onde o consumidor pode verificar a existência da NFC-e no site da SEFAZ, ou seja, mesmo que o consumidor perca o DANFE, poderá ter um registro de suas compras através do celular.

Limites de valor

Algumas informações interessantes sobre o uso da NFC-e:

Para compras no valor de até 10 mil Reais não é necessário que conste no documento o nome e CPF do consumidor.

O limite de compras numa mesma NFC-e é de até 200 mil Reais, bastando apenas que seja informado o nome e CPF do consumidor.

Ou seja, é possível comprar um bom carro com apenas uma NFC-e.

Que empresas entram?

Inicialmente no Paraná serão obrigados a emitir a NFC-e a partir de 01/07 postos de combustível, na sequência a partir de 01/09, restaurantes, bares e similares e a partir de setembro outros segmentos.

Para conhecer a lista completa clique neste link: http://www.sefanet.pr.gov.br/dados/SEFADOCUMENTOS/101201500145.pdf

Como as empresas devem se preparar?

Inicialmente verificando com o contador a obrigatoriedade da empresa a partir do CNAE e na sequência preparando a infraestrutura, com a aquisição (caso não possua) de computador, impressora térmica simples e conexão de internet e de um sistema emissor.

A Unimake Software está preparada para fornecer sistema emissor de NFC-e em condições extremamente acessíveis para as empresas que necessitem ingressar nesse processo.

Converse com nosso departamento comercial pelos canais:

Fones: (44) 3141-4900 / (44) 9109-6614 ou

Email: comercial@unimake.com.br

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Post anterior:

Próximo post: