DANFE View e Unidanfe incorporam função de manuseio de MDF-e

por Equipe de conteúdo

A Unimake Software incorporou aos aplicativos DANFE View e Unidanfe a funcionalidade de operação do MDF-e (Manifesto eletrônico de documentos fiscais) mais novo Documento Eletrônico implementado pela SEFAZ. Veja como funciona e o que ele pode alterar no dia a dia das empresas:

O MDF-e vem para substituir a utilização do atual Manifesto de Cargas (modelo 25) e da CL-e (Capa de Lote Eletrônica), logo os emissores de CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) ou NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) com transporte próprio, devem dar atenção a este novo documento (modelo 58), cuja legislação já está em vigor.

Toda operação de transporte com MDF-e deve ter um DAMDFE (Documento auxiliar de MDF-e impresso) que acompanhe a operação.

A finalidade do MDF-e é agilizar o registro em lote de documentos fiscais em trânsito e identificar a unidade de carga utilizada e demais características do transporte.

Algumas particularidades do MDF-e/DAMDFE que influenciam as operações das empresas:

  • No transporte de mais de uma NF-e o MDF-e deve ser emitido. O transporte da mercadoria só pode ser realizado com a autorização do MDF-e.
  • São definidos quatro modelos de transporte: rodoviário, aéreo, aquaviário e ferroviário. No caso de transporte rodoviário, deverão conter as informações do veículo, condutor, vale pedágio, etc.
  • O DAMDFE (impresso) deve acompanhar o transporte dos produtos, lembrando que o DANFE (Documento Auxiliar da NF-e) continua sendo obrigatório.
  • Quando a entrega for efetuada, o emitente deverá encerrar o MDF-e. Se o MDF-e não for encerrado, outro não será autorizado para o veículo em questão.

E como os aplicativos DANFE View e Unidanfe incorporaram essa nova sistemática?

O Unidanfe passa a ter a função de leitura do XML do MDF-e e a geração da imagem do DAMFE podendo ser visualizada em tela ou impressa.

Ele entra em ação assim que captura o XML do MDF-e autorizado pela SEFAZ.

O DANFE View passa a ter a função de recepção, armazenamento dos XML do MDF-e, consequentemente podendo gerar imagem em tela ou realizar a impressão do DAMDFE.

Com a incorporação de funções relacionadas ao MDF-e os aplicativos Unidanfe e DANFE View ficam completos dentro do cenário de Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e) apresentado pelo Fisco Nacional.

A gama completa de aplicações que estes aplicativos estão aptos a operar inclui ainda: NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), CC-e (Carta de correção eletrônica) e CT-e (Conhecimento Eletrônico de Transporte).

Quer saber como esses aplicativos podem ajudar o dia a dia das operações da sua empresa? Acesse nossa página de produtos ou entre em contato pelo email comercial@unimake.com.br

Compartilhe

Post anterior:

Próximo post: