DANFE View: Manifestacao do Destinatario e download do XML da NF-e via SEFAZ

por Equipe de conteúdo

O aplicativo DANFE View já é conhecido pela ampla gama de funcionalidades que oferece para gestão de NF-e, CT-e, MDF-e e CC-e.

Dentre as funcionalidades mais recentes lançadas, destaque para o download do XML da NF-e diretamente do portal da SEFAZ e a manifestação do destinatário da NF-e diretamente através do aplicativo.

Download de XML direto da SEFAZ pode?

Durante a maior parte da vida do projeto NF-e não era possível baixar o XML ¡Èválido¡É do portal da SEFAZ. Tudo o que o órgão disponibilizava era um arquivo com os principais dados da NF-e, no entanto sem o protocolo de entrega que atestasse sua veracidade.

Em 2012 a SEFAZ passou a disponibilizar o download do arquivo completo, todavia apenas recentemente a Unimake Software decidiu implantar o recurso no DANFE View, após constatar a maturidade do procedimento pelo órgão fiscalizador.

A princípio é lícito o download de XML do portal da SEFAZ. A única restrição diz respeito ao excesso de uso do webservice, ou seja, o usuário não deve fazer download de todas as NF-e¡­s emitidas para seu CNPJ de modo a não sobrecarregar os servidores da SEFAZ. O órgão já informou que pretende identificar os contribuintes que não respeitarem essa norma e utilizarem abusivamente esse recurso.

ª± válido lembrar que essa comodidade oferecida pela SEFAZ não desonera o emitente de NF-e do envio do XML aos destinatários.

Como funciona?

O DANFE View monitora o ambiente da SEFAZ em intervalos regulares. Ao identificar documentos emitidos para os CNPJ¡­s configurados em sua base de dados que ainda não foram manifestados, um registro de manifestação pendente é gerada e fica aguardando que o usuário (destinatário) faça a devida manifestação :

Xml novos 600

O usuário consulta as informações básicas que aparecerão na tela e constatada sua veracidade do documento, pode realizar um dos eventos de manifestação: ¡ÈConfirmação da Operação¡É, ¡ÈDesconhecimento da Operação¡É, ¡ÈOperação não Realizada¡É ou ¡ÈCiência da Operação¡É.

IMG_19122013_150729999999

O DANFE View entra em ação então executando duas operações: 1) A manifestação do evento e 2) Fazendo o download e armazenamento o XML em seu banco de dados, caso o mesmo ainda não tenha sido armazenado anteriormente.

O download do XML só pode ser feito pelo aplicativo se estiver instalado no PC do usuário o certificado digital que contenha o CNPJ do destinatário da NF-e, e se a manifestação do destinatário for ¡ÈConfirmação¡É ou ¡ÈCiência¡É da operação.

O DANFE View comporta inúmeros certificados digitais, garantia de que possam ser gerenciadas tantas empresas quanto necessário.

Essa funcionalidade agiliza os processos de gestão de NF-e na sua empresa? Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe pelo (44) 3017-1247 ou comercial@unimake.com.br

Compartilhe

Post anterior:

Próximo post: