ERP para Varejo – Entenda sua importância e vantagens!

por Equipe de Conteúdo

ERP varejo, você sabe o que significa e como funciona? Atualmente, definir o sucesso de uma empresa varejista vai muito além de observar os lucros ao final do mês. O mercado a cada dia mais apresenta novas propostas de negócio, e ter o controle de gastos, investimentos e relacionamentos são diferenciais decisivos.

Neste cenário, o Sistema ERP para Varejo surge como uma ferramenta essencial para uma administração inteligente de recursos, característica que destaca empreendedores de sucesso.

Deseja aprender o que é o ERP para Varejo e qual o melhor sistema? Então, siga com a Unimake na leitura do artigo!

Confira também: 7 motivos para as empresas implantarem um sistema ERP

O que é o ERP para Varejo?

O Sistema ERP – da língua inglesa, Enterprise Resource Planning, ou ainda, o Sistema de Gestão Empresarial, é uma ferramenta desenvolvida para a integração dos setores empresariais. O software centraliza e coleta os dados gerados, fomentando desta forma, informações para as rotinas de trabalho.

Quando o Sistema ERP é destinado para o Varejo, o software é desenvolvido especialmente para os processos destas empresas, sistema integrado com diversos segmentos, visando maior organização, controle de informações e também de resultados.

Veja como funciona o ERP para Varejo e o que considerar ao escolher o seu.

Ah! Fique por dentro também do nosso post sobre as 5 vantagens que a Business Intelligence vai trazer para sua empresa.

De que forma funciona o Sistema ERP no Varejo?

Pesquisas da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, a SBVC, apontam para o crescimento das vendas no Varejo mesmo em tempos de crise. Desta maneira, empresários do ramo investem em ferramentas que auxiliam a controlar o fluxo, além de gerir com precisão os recursos utilizados nos negócios.

O Sistema ERP para o Varejo é uma destas soluções que agregam decisões rápidas, conexão com diferentes setores em uma empresa, bem como, a comunicação efetiva entre clientes e fornecedores. Para isso, o software deve centralizar os dados e informações empresariais, além de dispor de algumas funcionalidades que otimizam tempo e esforços. Veja sobre elas:

  • gerenciamento de entradas e saídas;
  • maior controle de estoque;
  • integração com e-commerce.

Na gestão de entradas e saídas

O Sistema ERP para Varejo auxilia na organização e acompanhamento das vendas. Mas a ferramenta vai além, pois também contribui com o controle financeiro das entradas e saídas na empresa. Desta maneira, os dados são centralizados, oferecendo aos gestores o armazenamento de notas ficais, pedidos, gastos e entradas em um dado período.

Veja mais: Fluxo de caixa ajuda a guiar a gestão financeira das empresas

No controle de estoque

No Sistema ERP a gestão do estoque é um dos maiores benefícios oferecidos. Como sabemos, o gerenciamento eficiente do estoque é essencial para manter a saúde financeira da empresa em dia. Identificação de produtos em alta, falta de mercadoria para as vendas, itens próximos ao vencimento, este são alguns dos muitos momentos que o controle de estoque é decisivo.

Saiba também: O que é gestão de estoque e o que você precisa saber sobre o assunto.

Na integração com e-commerce

Anteriormente, a Unimake frisou a funcionalidade de centralizar informações que o Sistema ERP oferece. Além desta centralização que otimiza esforços, com o software é possível integrar empresas com e-commerce, a loja virtual.

Com a integração, os lucros são maximizados e o alcance das vendas favorecido – diversos cases de sucesso com negócios no varejo defendem o uso do software de gerenciamento para fortalecer alcances empresariais. Garanta a melhor opção!

Mas afinal, qual o melhor ERP para Varejo?

O melhor Sistema ERP para varejo é o Único ERP para Varejo. Com ele, tarefas como controle de vendas e entregas futuras, agilidade nos processos de comercialização e administração das comissões são centralizadas e geridas em tempo real.

Além disso, a Unimake também destaca em relação ao ERP para Varejo:

 

  • Possibilidade de manusear produtos pelo código de barras.
  • Localizar produtos no estoque.
  • Administração do estoque máximo e mínimo.
  • Análise de crédito do cliente.
  • Cuidado com cheques pré-datados e acesso de usuários.
  • Gerenciamento de caixa e controle de contas.

Lembre-se: um ERP especializado em Varejo consegue potencializar as vendas, bons relacionamentos com clientes, fornecedores e o desempenho das empresas. Há décadas atrás, os Sistemas ERP eram genéricos, o que dificultava a centralização das informações e oferta de ferramentas úteis para as rotinas empresariais.

Atualmente, Sistemas como o Único ERP suprem as necessidades que administradores buscam em um software de gestão inteligente. Afinal de contas, quando direcionado ao segmento ideal, as potencialidades do programa são utilizadas, possibilitando um controle de funções eficientes e direcionado para as necessidades específicas das empresas.

Gostou de conhecer com detalhes o que é o ERP para Varejo e qual a melhor opção deste software no mercado? Então, siga por dentro das novidades que a Unimake prepara semanalmente para você aqui no Blog. Preparamos artigos completos para você e o seu negócio. Até o próximo!

Compartilhe

Post anterior:

Próximo post: