Fecularias brasileiras miram excelência em gestão

por Equipe de conteúdo

fecularias

O agronegócio brasileiro é sem dúvida um dos mais pujantes do mundo.

Essa força vem do intenso uso da tecnologia, seja na pesquisa genética, nas modernas máquinas e técnicas de cultivo.

As fecularias brasileiras, dentro do contexto do agronegócio também estão em sintonia com essa modernização.

Porém agora mais do que investirem em máquinas e melhoria genética elas estão investindo na tecnologia da informação para o aprimoramento da gestão.

A tecnologia da informação fornece inteligência ao negócio, afinal quando os processos competitivos estão equiparados, o poder da informação torna-se o protagonista no crescimento e na evolução das melhores empresas.

Como a tecnologia da informação eleva a gestão das fecularias?

Hoje não se cansa de falar expressão “sociedade da informação” ou “sociedade do conhecimento”.

Nesse cenário como todas as empresas que buscam se manter, evoluir e crescer em seus mercados, com as fecularias não pode ser diferente.

A tecnologia da informação dá suporte à tomada de decisões, ajuda a controlar custos, gerenciar clientes e fornecedores, identificar os pontos fortes e fracos da empresa e uma série de outros dados.

No ritmo frenético do mundo atual apenas a “gestão manual” das fecularias já não é mais suficiente para dar conta dos desafios da excelência e do crescimento necessários.

A sensibilidade do proprietário ou gestor das fecularias e de sua equipe ainda é necessário, mas não basta.

A tomada de decisões deve ser embasada em dados confiáveis, e esses dados não podem ser obtidos apenas com base nas avaliações individuais das pessoas.

Os sistemas de informação como o sistema de gestão ERP, Sistemas mobile e Business Intelligence (BI) coletam, organizam, categorizam e apresentam os dados com extrema precisão.

Com o volume de informação existentes nas empresas hoje em dia, sem o aparelhamento da gestão com a tecnologia da informação fica bem difícil gerir o negócio.

Voo com instrumentos versus voo manual

Hoje em dia você faria uma viagem de avião se soubesse que a aeronave não tem GPS ou controle de altitude por exemplo?

Confiaria cegamente apenas na experiência do piloto?

Essa analogia serve bem ao atual mundo dos negócios.

No passado, quando o tráfego aéreo era imensamente menor até era possível entregar nossas seguranças às experiências dos pilotos, hoje não mais.

Nem os próprios pilotos voariam num avião sem esses instrumentos.

Com a tecnologia da informação é a mesma coisa.

Um gestor, e nem mesmo sua equipe tem como saber “de cabeça” os dados financeiros, comerciais e administrativos essenciais de uma empresa.

Tomar uma decisão com base no achismo hoje é como um voo às cegas, você pode achar que está indo para a direção certa, quando na verdade pode estar levando a empresa para o caminho da falência.

Os sistemas de informação fazem esse papel, de apoiar, de guiar a tomada de decisões baseada em números confiáveis.

Sistemas da informação que guiam fecularias rumo à excelência em gestão

Existem 3 sistemas essenciais que podem ser usados por fecularias atualmente para uma gestão de qualidade.

Vamos analisá-los brevemente.

Sistema de gestão ERP para fecularias

Esse é o primeiro sistema que uma empresa do ramo de fécula deve adotar quando fala em qualidade na gestão, competitividade e lucro.

Mas não se trata de um sistema qualquer.

Por terem características de gestão muito particulares, as empresas desse ramo devem considerar a adoção de um sistema de gestão ERP especifico para fecularias.

Sistemas de gestão para comércio ou para industrias não conseguem atender as necessidades especificas das fecularias e ao contratar um sistema desses as empresas só tem despesas e dor de cabeça.

Um sistema de gestão específico para fecularias consegue processar informações que os demais não conseguem, como por exemplo:

• Controle e planejamento da colheita.
• Controle de fila de caminhões no pátio.
• Integração com a balança.
• Controle de previsão de rendimento da mandioca.
• Planejamento e ordens de produção.
• Controle de lotes.
• Rendimento da indústria.
• Controle de análises laboratoriais.
• Controle dos custos de produção.
• Controle de adiantamentos e pagamentos ao produtor.
• Análise de lucratividade.
• Romaneios de cargas para logística de entrega

Sistemas de gestão específicos para fecularias podem ainda, claro, oferecer todas as funções básicas que as empresas precisam para operar, como emissão de NF-e, gestão financeira, contabilidade, escrita fiscal entre outras.

Sem dúvida, um sistema de gestão específico é o carro chefe das fecularias que querem elevar seu nível de gestão, sem ele a tomada de decisões definitivamente fica muito difícil, senão impossível.

Sistemas de BI (Business intelligence)

Os sistemas de BI são uma fantástica ferramenta para consolidação e visualização dos dados do negócio.

Se por um lado o sistema de gestão ERP recepciona e processa as informações “brutas”, o sistema de BI, as lapida, apresentando-as em formato de fácil visualização para a tomada de decisões.

Por exemplo, o gestor quer saber quais são os vinte principais produtores que entregam mandioca na fecularia.

O ERP mostra isso num relatório com vinte linhas, mas o BI por sua vez, consegue mostrar isso num belíssimo gráfico, inclusive podendo cruzar e mostrar informações como volume de produção entregue e os valores envolvidos.

Os seres humanos conseguem processar muito mais facilmente informações visuais (o gráfico do BI) do que um amontado de informações analíticas (o relatório do ERP).

Isso faz dos sistemas de BI auxiliares excepcionais dos sistemas ERP para ajudarem os colaboradores e os gestores na tomada de decisões.

O cruzamento de informações é quase infinito, de modo que a empresa pode operar num nível estratégico muito acima dos concorrentes que não tem um sistema assim.

Sistemas mobile para fecularias

Atualmente com popularidade e o alto poder de processamento, os smartphones se tornaram ferramentas auxiliares de gestão dos empresários.

Assim como o sistema de BI que pode ir para o celular, mostrando informações da fecularia em tempo real, os sistemas mobile podem tornar-se um braço do sistema de gestão ERP dando poder aos funcionários, seja no pátio, seja no campo ou em visitas à clientes.

Os sistemas mobile podem tanto ajudar os vendedores, gerando pedidos de vendas e consultando histórico de clientes (direto do ERP) quando ajudando técnicos no pátio que podem interagir pelo celular com informações da fábrica.

Podem ainda ajudar o pessoal externo em visitas às propriedades dos produtores, consultando e informando dados sobre a colheita.

Enfim, como o próprio nome diz, esses sistemas dão mobilidade (e agilidade) à operação da empresa.

A excelência em gestão está na união de pessoas com a tecnologia

Esses dois fatores são essenciais para o sucesso de qualquer empresa.

As fecularias que adotarem um modelo de capacitação de pessoas e adoção de sistemas de informação vão sem dúvida atingir um alto nível de qualidade em gestão.

Mais do que isso, serão capazes de superar as adversidades do mercado e da concorrência cada vez mais acirrada, gerando lucro e valor para os proprietários, gestores e funcionários.

E a sua fecularia, está pronta para atingir a excelência em gestão com a tecnologia?

Compartilhe

Post anterior:

Próximo post: