NFF – Tudo o que você precisa saber sobre Nota Fiscal Fácil!

por Equipe de Conteúdo

Ter uma empresa ou abrir um negócio é sinônimo de estar atento às obrigações legais. Desta forma, não basta ter consciência destas responsabilidades, mas efetuar mudanças para maior organização das informações. Dentre as obrigatoriedades empresariais, o envio dos dados relacionados ao faturamento para o Fisco é destacado.

Entretanto, diversas empresas brasileiras enfrentam problemas com a Receita Federal por erros na NFF – a Nota Fiscal Fácil. Criada para a facilitação do acesso aos documentos fiscais, algumas dúvidas ainda pairam sobre o assunto entre gestores e empresários.

Deseja saber os detalhes do que é a Nota Fiscal e como evitar as principais falhas na emissão do documento? Então, confira o artigo completo que a UNIMAKE preparou para você, logo na sequência.

  1. O que é a Nota Fiscal Fácil?
  2. Por que a NFF é importante?
  3. Conheça os Benefícios da NFF!
  4. Quem precisa usar a Nota Fiscal Fácil?
  5. Guia completo do Sistema Nota Fiscal Fácil.

O que é a Nota Fiscal Fácil?

A NFF – Nota Fiscal Fácil foi criada pelo CONFAZ, o Conselho Nacional de Política Fazendária em 2019. O documento fiscal tem como objetivo simplificar alguns processos na emissão dos documentos fiscais eletrônicos.

 

Portal Nacional da NFF divulga que, entre as principais funções da NFF, os pequenos e micro empresários são favorecidos com informações nas vendas de produtos e prestação de serviços. Agora que você sabe o que é a NFF, entenda a importância do documento.

Por que a NFF é importante?

Uma das principais razões para a criação da Nota Fiscal Fácil, é que muitos empresários brasileiros preenchem de maneira equivocada os documentos fiscais eletrônicos – o que, com frequência, ocasiona multas e outras penalidades fiscais.

Para simplificar a rotina das micro e pequenas empresas, a Nota Fiscal Eletrônica é importante para a regulamentação do comércio de mercadorias e serviços como transporte. Para facilitar a compreensão, elencamos alguns benefícios da NFF:

Conheça os Benefícios da NFF

A NFF é um documento fiscal que facilita rotinas de pequenos empresários, e desde a criação pelo CONFAZ, o Conselho Nacional de Política Fazendária, contribui com diversos benefícios empresariais, auxiliando a desafogar gastos.

Outro ponto positivo da Nota Fiscal Fácil é a emissão digital, diminuindo despesas com papéis e impressões dos documentos. Para acessá-la, basta o acesso online do Portal da Nota Fiscal Fácil. Dentre os destaques da NFF, elencamos:

  • app para emissão dos documento sob cuidados do Fisco;
  • visualização facilitada, basta acessar do celular;
  • documentos para fiscalização acessível e com poucos campos para preenchimento;
  • documento digital sem impressão obrigatória, portanto, a consulta é realizada no Portal da Nota Fiscal Fácil.

Confira também: Como saber se caí na malha fina? A Unimake responde!

Quem pode usar a Nota Fiscal Fácil?

A utilização da NFF contribui com a rotina de diversos micro empreendimentos no Brasil. Entretanto, os regimes especiais devem seguir alguns critérios, e para ajudar na compreensão, listamos quem pode utilizar a Nota Fiscal Fácil:

 

  1. os produtores primários, contribuintes eventuais e não contribuintes devem utilizar a Nota Fiscal Eletrônica – a NFe;
  2. quem vende para consumidores finais de maneira presencial, deve emitir a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica – a NFCe;
  3. os TAC, transportadores rodoviários autônomos, devem conhecer o CTe e MDFe.

Ao fazer o cadastro no Portal Nacional da Nota Fiscal Fácil, o usuário deve informar o CPF, e o Sistema da Secretaria da Fazenda informa se o documento está habilitado para a emissão da NFF. Na sequência listamos algumas dicas para este processo.

Guia completo do Sistema Nota Fiscal Fácil

Para contribuintes que, segundo os parâmetros elencados acima, estão aptos para a utilização da Nota Fiscal Fácil, o direcionamento inicial é realizar o download do aplicativo da Nota Fiscal Fácil no smartphone com chip telefônico.

Elencamos o passo a passo simplificado logo abaixo:

  • Baixe o app da NFF no celular;
  • Faça o cadastro;
  • Emita os documentos fiscais.

1. Baixe o app da NFF no celular

O app da Nota Fiscal Fácil possui download para celulares IOS e Android, além disso, os usuários têm fácil acesso à loja de aplicativo. Basta abrir a loja do sistema operacional e baixar o aplicativo da NFF no seu smarthphone.

2. Faça o cadastro no app da NFF

Logo após realizar o download do aplicativo, é necessário que o cadastro seja realizado, contando para isso, com o número de CPF na senha. Outra exigência é a utilização de um número móvel habilitado, pois através dele serão feitas as aprovações do cadastro. Além do cadastro no aplicativo e credenciais com o CPF, vale destacar que:

  • cada smartphone possui permissão de um mesmo CPF;
  • se em um mesmo aparelho são credenciados dois ou mais documentos de pessoa física, apenas o último credenciado é válido, sendo os anteriores invalidados;
  • um mesmo cadastro de pessoa física pode ser cadastrado em diversos celulares;
  • o Portal Nacional da Nota Fiscal Fácil sincroniza os smartphones com login.

3. Emita os documentos fiscais

Agora que você possui o número cadastrado, o app da NFF disponibiliza a emissão dos documentos eletrônicos essenciais para as rotinas empresariais. Entretanto, esteja atendo aos seguintes critérios:

  • escolha a operação ideal para ser realizada: serviço de transporte ou circulação de mercadoria;
  • forneça as informações do destinatário do documento;
  • informe as informações requeridas no app.

Preencher a totalidade dos dados deve respeitar o código de barras que o aparelho realiza do documento fiscal de origem, a exemplo da leitura do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica, o DANFe.

Na sequência do cadastro, a emissão é requerida e os dados enviados para a Secretaria da Fazenda, a SEFAZ, que realiza a autorização do documento. Por fim, o acesso é disponibilizado através de um link por WhatsApp, correio eletrônico ou SMS.

Você pode conferir: Automação de processos para gestão de NFes – entenda o assunto

Gostou de conhecer o que é a Nota Fiscal Fácil, quem pode emiti-la e quais os benefícios com a utilização do documento fiscal? Então, siga por dentro dos conteúdos que a UNIMAKE desenvolve semanalmente para a sua empresa aqui no Blog. Além disso, compartilhe com amigos e sócios interessados no assunto.

Até a próxima conversa!

Compartilhe

Post anterior:

Próximo post: