País atinge marca de 14 bilhões de NF-e´s emitidas

por Equipe de conteúdo

Bits_nf-e_Unimake

O projeto nacional da Nota Fiscal Eletrônica atingiu nesta semana incríveis 14 bilhões de NF-e´s emitidas.

Esse volume foi emitido por mais de 1,3 milhão de contribuintes nos 27 estados da federação e demonstra a maturidade do projeto que completa 11 anos em 2016.

A NF-e surgiu como um protocolo de intenções num encontro do ENCAT (Encontro Nacional dos Administradores e Coordenadores Tributários Estaduais) e a Receita Federal.

A intenção do projeto foi a de agilizar o processo de emissão e circulação da NF entre as partes (Comprador e vendedor) dispensando as autorizações de impressão que tinham de ser obtidas junto à Receitas Estaduais; a economia de papel com a dispensa dos formulários contínuos (A NF´s chegavam a ter 6 vias em algumas empresas) e o maior controle em tempo real das operações pelo Fisco.

Inicialmente grandes empresas aderiram ao projeto, fato em que foram beneficiadas imediatamente pois algumas emitem centenas de milhares de Notas Fiscais por ano e posteriormente o fisco foi escalonando para mais atividades de forma que hoje atende a praticamente todos os segmentos econômicos brasileiros.

Sem dúvida é o maior projeto de “electronic invoice” do mundo e certamente um case para países que queiram adotar o sistema.

Veja onde a informação é obtida na fonte, acessando http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/infoEstatisticas.aspx

 

Compartilhe

Post anterior:

Próximo post: