SEFAZ altera sistema e consulta manual de NF-e sofre impactos

por Equipe de conteúdo

A consulta manual de Notas Fiscais Eletrônica sofreu uma mudança recente promovida pela Secretaria de Fazenda (SEFAZ) que vai tornar o processo mais seguro, porém mais moroso.

 

A consulta manual de NF-e é um mecanismo disponibilizado pela SEFAZ para que os contribuintes consultem a situação das NF-e que recebem, porém neste mês de outubro o órgão decidiu implementar medidas que tornam o processo mais complexo para aqueles que não usam sistemas informatizados.

O que mudou?

Até então a SEFAZ tinha um sistema de CAPTCHA “convencional” (Aquele quadro com letras aleatórias que o usuário deve digitar para provar que é humano) que deveria ser preenchido, juntamente com a sequência de números da chave de acesso para a realização da consulta da situação da NF-e, porém a partir do dia 20 de outubro, órgão implantou um sistema mais sofisticado, que agora envolve o clique num quadro e posteriormente a identificação de algumas imagens (sempre aleatórias).

Apesar da segurança, o novo método vai exigir mais atenção e levar mais tempo quando feito de forma manual, o que pode inviabilizar a operação para empresas cujo volume de notas seja maior que algumas dezenas por mês.

O porquê da mudança?

Apesar de ser amplamente utilizado pelos usuários, tudo leva a crer que a SEFAZ realizou essa mudança para um CAPTCHA mais seguro devido ao fato de que empresas fornecedoras de solução para consulta automatizada de NF-e´s vinham se utilizam de artifícios para a quebra em massa dos CAPTCHA, ou seja, realizando o processo de forma irregular. Agora, com o método que exige o clique aliado à identificação de imagens, torna o processo praticamente a prova de robôs (softwares especializados em quebrar CAPTCHAS) ao qual a SEFAZ espera conter o problema das consultas irregulares.

O DANFE View não faz consultas via CAPTCHA

Nosso software de armazenamento e consulta de NF-e, DANFE View é pioneiro no mercado de gestão de XML´s e não será afetado por estas mudanças.

Nossas consultas são feitas através de uma funcionalidade chamada webservice, disponibilizado pela SEFAZ, utilizando o certificado digital do contribuinte, isso permite consultas em lote com grande agilidade, segurança e o mais importante, de forma 100% dentro das normas.

Quero usar o DANFE View e fazer as consultas de NF-e do modo correto.

Faça como milhares de empresas em todo o país, baixe agora mesmo o DANFE View clicando aqui, teste nossa edição FREE e obtenha toda a praticidade do sistema de gestão, armazenamento e consulta de XML´s de NF-e mais completo do mercado.

Fonte: Unimake Software

Compartilhe

Post anterior:

Próximo post: