Sua empresa está pronta para a NF-e 4.0?

por Equipe de conteúdo

Novo leiaute da Nota Fiscal Eletrônica entra em vigor em julho de 2018. Fique atento para que sua empresa esteja pronta e não interrompa o faturamento.

A Nota Fiscal Eletrônica completa 10 anos em 2018, foram centenas de mudanças no leiaute desde então e a chamada NF-e 4.0 é mais um marco na história do projeto.

A Partir de 01 de julho deste ano a fase 4.0 da NF-e entrará em vigor e quem não estiver adaptado deixará de emitir notas fiscais imediatamente, portanto empresários, gestores e demais pessoas envolvidas na área de faturamento e tecnologia das empresas devem estar inteirados desse processo para que não haja interrupção no faturamento.

O que muda?

As mudanças são majoritariamente técnicas, que dependerão da análise e ajustes de profissionais da área de TI, mas para que o empresário entenda os impactos separamos aqui algumas mudanças pontuais que vão alterar a rotinas das empresas:

• Incluída opção para que seja identificada a emissão de NF-e fora do ambiente da empresa, quando a venda é realizada por vendedor ambulante.

• Criação de novo grupo “Rastreabilidade de produto” para permitir a rastreabilidade de qualquer produto sujeito a regulações sanitárias, casos de recolhimento/recall, além de defensivos agrícolas, produtos veterinários, odontológicos, medicamentos, bebidas, águas envasadas, embalagens, etc.

• Inclusão de campo para informar o Código ANVISA para medicamentos.

• Alterações de campos para empresas de combustíveis que produzem ou comercializam GLP.

• Inclusão do campo “valor do troco” que até então não era disponível para NF-e mod. 55

Ainda no terreno técnico, outra grande e impactante mudança é a adoção do protocolo de segurança TSL 1.2, que aposenta o atual padrão SSL.

O padrão TSL aumenta a segurança das transmissões dos arquivos, porém requer computadores com sistemas operacionais mais modernos (para entender melhor sobre isso leia nossa matéria: Mudanças no protocolo TSL pode gerar dificuldades para as empresas

E quanto aos prazos de implantação?

A SEFAZ liberou a implantação nas seguintes fases:

Ambiente de Homologação: 20/11/2017 (ambiente de teste das empresas)

Ambiente de Produção: 04/12/2017 (Empresas que já estão preparadas já podem emitir a NF-e desde esta data).

Desativação da versão anterior: 02/07/18 (Prazo final para adoção da NF-e 4.0, a partir desta data a antiga NF-e 3.1 deixa de funcionar)

Como preparar minha empresa?

O empresário deve conversar com seu departamento de tecnologia para alinhar essas mudanças dentro do sistema de faturamento da empresa.
É importante que isso seja feito o quanto antes pois o prazo está se esgotando rapidamente.

A Unimake Software disponibiliza no mercado de forma pioneira desde 2008 o UNINFE, um componente gratuito para integração de sistemas de faturamento e a SEFAZ para a transmissão dos arquivos XML da Nota Fiscal Eletrônica.

O UNINFE é utilizado por mais de 300 mil empresas em todo o país e já está 100% preparado para a NF-e 4.0.

Peça para o seu TI conhecer o nosso componente UNINFE, é simples e descomplicado, sem cadastro, sem contrato, basta baixar, integrar e usar!

Acesse o projeto www.uninfe.com.br e fique preparado para a NF-e 4.0!

Compartilhe

Post anterior:

Próximo post: