Uninfe passa a enviar todos os tipos de XML´s fiscais

por Equipe de conteúdo

dddddddrrrrrrO Uninfe é um componente da Unimake lançado em 2008 cuja função original é a de enviar para a SEFAZ os XML´s de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) integrado à sistemas ERP´s.

Por ser open source (Código fonte livre e gratuito) logo ganhou ampla aceitação do mercado, sendo hoje usado por milhares de empresas em todo o país.

Na prática uma software house desenvolvedora de ERP utiliza o Uninfe para coletar o XML gerado pelo cliente e transmiti-lo à Sefaz. Dessa forma ele é um componente, não faz parte do ERP em si, mas ajuda e muito a vida de outros desenvolvedores que não querem criar um projeto próprio.

Desde 2008 quando o projeto NF-e se popularizou o Fisco criou outros mecanismos de envio de informação fiscal eletrônica, como:

O CT-e, Conhecimento Eletrônico de transporte.

A CC-e, Carta de Correção Eletrônica.

A NFS-e, Nota Fiscal Eletrônica de Serviço.

O MDF-e, Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (Relacionado ao CT-e)

A NFC-e, Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, que vem a substituir o Cupom Fiscal.

Durante esse período a Unimake criou outros dois componentes para envio desses XML´s específicos, o Unicte para o CT-e e o Uninfs-e para a NFS-e, que necessitavam de instalações separadas.

Dado o amadurecimento destas tecnologias nos últimos e visando otimizar o suporte e manutenção tanto para a Unimake quanto para seus usuários informamos que a partir de agora o Uninfe englobará todas estas funcionalidades, ou seja, enviará os XML´s gerados a partir de ERP´s de terceiros de: NF-e, CT-e, CC-e, NFS-e, MDF-e e NFC-e.

Sendo assim os aplicativos Unicte e Uninfse serão descontinuados e gradativamente o usuários deverão migrar para o Uninfe.

Sendo agora um “Super enviador” de arquivos XML o Uninfe pode ser usado numa mesma instalação para mais de um fim, por exemplo, pode enviar NF-e e CT-e de um mesmo cliente.

Essa mudança facilitará a vida dos usuários unificando as atividades num só componente.

Como usá-lo?

Por ser um aplicativo muito técnico o componente Uninfe atualmente é instalado e configurado em sua maior parte por software houses ou departamentos internos de TI´s das empresas.

Caso você não seja da área técnica e quer conhecer a ferramenta, solicite ao seu fornecedor ou departamento de TI que acesse o portal do projeto?http://www.unimake.com.br/uninfe/ e lá encontrará todo o material necessário de como fazer a integração ao ERP.

Não deixe também de acessar nosso grupo de discussão da NF-e https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/uninfe/ para saber o que nossa comunidade com mais de dois mil profissionais anda discutindo sobre esse projeto e outros assuntos relacionados ao tema.

Atenciosamente.

Time Unimake Software

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Post anterior:

Próximo post: