erp para varejo

Os sistemas ERP são essenciais para toda e qualquer empresa que busque otimizar processos e geri-los de forma mais automatizada e eficiente. Por conta disso, entender como um sistema ERP funciona é ideal para saber qual o modelo para o seu negócio.

Seja qual for o nicho do seu negócio, os resultados podem ser otimizados com o uso do sistema ERP correto. O sistema de gestão é capaz de proporcionar diversos benefícios, principalmente para empresas varejistas.

Continue a leitura, saiba tudo sobre sistemas ERP e como utilizá-lo no seu varejo!

O que é um sistema ERP e qual a sua função?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, ou, em português, planejamento de recursos empresariais. Portanto, um sistema ERP se define como uma ferramenta de gerenciamento empresarial.

O sistema é uma evolução do Economic Order Quantity (EOQ), criado pelo engenheiro Ford Whitman Harris para programar sua produção. O EOQ ainda passou por algumas otimizações tecnológicas que resultaram em melhorias na produção e na redução do desperdício, até que chegasse no ERP que se conhece hoje.

Essas ferramentas de gestão são responsáveis por automatizar atividades a serem executadas e tornar dados mais acessíveis. Desse modo, os dados são integrados de maneira facilitada em uma única plataforma, centralizando o acesso às informações.

Com os softwares destinados ao planejamento de recursos empresariais, é possível identificar diversos pontos de melhoria. Com isso, é mais fácil medir as ações necessárias para reduzir gastos significativos para a empresa e aumentar a produtividade da equipe.

O sistema ainda pode integrar vários setores da empresa, melhorando o relacionamento entre os times. Essa funcionalidade combate um dos problemas mais comuns nas empresas, que é a falta de comunicação entre setores ou, em alguns casos, a falta de comunicação de forma clara.

De forma geral, um sistema ERP é um software capaz de integrar diversas informações e dados de uma empresa. Essa centralização permite maior organização e análise da equipe para identificar pontos de melhoria e otimizar resultados, tanto financeiros quanto administrativos.

A importância e as vantagens do sistema ERP

Contar com um sistema de planejamento de recursos empresariais facilita e otimiza diversos processos internos, além de ser importante para a segurança e para o desenvolvimento das empresas. Algumas vantagens são:

  • Aumenta a segurança: com um sistema ERP, os dados correm menos riscos de serem fraudados ou invadidos, principalmente quando armazenados em nuvem;
  • Permite mais flexibilidade e integração: serviços como emissão de nota fiscal, logística e gestão de estoque são gerenciados pelo mesmo sistema de qualquer lugar, já que pode ser acessado até por dispositivos móveis;
  • Economiza recursos: o sistema otimiza e reduz gastos operacionais e unifica todos os gerenciamentos em uma única ferramenta, diminuindo o número de fornecedores;
  • Adaptação e atualização: permite que o negócio cresça e evolua, se adaptando às demandas do negócio e se atualizando para que seja sempre acessível, funcional e moderno.

Quais os tipos de ERP?

O mercado conta com diversos modelos e tipos de sistema ERP para varejo, com especificidades destinadas aos diferentes modelos e tamanhos de negócio. Existem cinco modelos que são os mais utilizados pelas empresas:

ERP Desktop

Chamados também de ERP Legado, os ERP Desktop são softwares que precisam ser instalados. Eles foram popularizados antes da internet ter seu acesso tão difundido como é hoje.

O ERP Desktop se tornou um sistema ultrapassado, já que é um sistema exclusivo para sistemas de desktop. Portanto, ele não possui uma versão disponível para os dispositivos mais utilizados hoje em dia, sejam eles notebooks ou celulares e tablets.

ERP em nuvem especializado

Os sistemas ERP em nuvem especializados são dedicados a setores empresariais específicos. Por serem focados apenas em determinados setores, seu desenvolvimento permite uma dedicação maior a funcionalidades avançadas.

Essa opção de sistema costuma ser ideal para empresas de pequeno e médio porte, já que seu custo-benefício se verifica através das funções melhores desenvolvidas e maiores possibilidades de customização.

Contudo, vale se atentar muito bem ao sistema como um todo e entender se ele supre realmente as demandas e necessidades do seu negócio. Caso contrário, o investimento será perdido.

Leia também: 7 motivos para as empresas implantarem um sistema ERP

ERP com desenvolvimento próprio

Os sistemas de planejamento de recursos empresariais com desenvolvimento próprio são desenvolvidos por programadores especialmente para a empresa. Ele pode também ser um sistema já pré-definido e apenas customizado para as necessidades do contratante.

Os pontos negativos desse tipo de sistema são a dificuldade de mantê-lo atualizado, além de estruturar parâmetros para operações mais complexas e criar funcionalidades extras que já existem em outros sistemas.

ERP em nuvem engessado

Os sistemas em nuvem engessados são versões mais genéricas e simples, visando atender as necessidades gerais da maioria das empresas e negócios. Eles costumam ter algumas funcionalidades padrão com valores bem acessíveis.

Além de não haver possibilidade de personalização, ele só é indicado caso o negócio esteja no início e seja pequeno. Depois que os processos se tornam mais complexos, os sistemas engessados costumam ter dificuldade em gerenciar todas as demandas.

ERP em nuvem de grande porte

Os sistemas ERP em nuvem de grande porte são capazes de atender empresas de grande porte, com atualizações frequentes. Suas diversas funcionalidades e a grande quantidade de plugins possuem capacidade de atender as demandas de empresas que são destaque no mercado mundial.

A grande questão é que a capacidade de atuar em diversas frentes é diretamente proporcional à sua complexidade de uso. É importante, nesses casos, possuir um profissional capacitado para operar a ferramenta.

Qual o melhor ERP?

Definir o sistema ERP ideal para o seu varejo vai depender muito de qual o modelo e proposta do seu negócio. É importante salientar, em primeiro lugar, que um sistema de planejamento de recursos empresariais simplifica o trabalho do varejista.

O sistema permite maior tranquilidade para que as vendas sejam integradas, reduzindo as atividades relacionadas à operação. Essa facilidade proporciona mais tempo para que o gestor estruture as campanhas de venda e otimize os processos internos.

Dentre todas as opções e tipos de sistema ERP disponíveis, o sistema ERP com armazenamento em nuvem costuma ser o mais indicado. O motivo é, principalmente, por conta da praticidade.

Com o armazenamento feito em nuvem, as informações podem ser acessadas de onde você estiver. Assim, o seu negócio permanece sempre conectado e disponível.

A Unimake conta com a linha Único ERP. São diversos sistemas ERP focados em áreas específicas para que a sua empresa possa ter uma gestão controlada de forma ainda mais precisa, crescendo continuamente. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima