5 coisas (boas) que o backup na nuvem para empresas fará pela sua

Como temos falado em outros artigos, o modelo de backup na nuvem para empresas é hoje uma ferramenta madura que superou a desconfiança das pessoas quanto aos quesitos de segurança, disponibilidade, confiabilidade e relação-custo benefício.

Se você ainda não adotou esse modelo para o seu negócio pode ser que esse artigo lhe mostre mais claramente o que você tem a ganhar.

1) O backup na nuvem “se lembra” de fazer o backup, sempre

Vamos ser sinceros, é possível lembrar de tudo hoje em dia? As pessoas esquecem das coisas o tempo todo, das chaves de casa, das senhas do banco, do aniversário de alguém querido, da lista de compras do supermercado, francamente, alguém vai lembrar de fazer o backup manualmente TODAS as vezes que fizer alguma alteração em algum arquivo? Ou pior ainda vai se lembrar TODOS os dias de fazer o backup do banco de dados da empresa no final do expediente?

A prática mostra que não, pois em nossa experiência aqui no Gemini Cloud Backup já vimos literalmente centenas de casos em que as empresas só se foram dar conta de que o backup estava desatualizado 30, 60 dias (!), depois que o estrago estava feito, pois tinham tido uma pane no HD, sofrido um ataque ransomware ou algum outro tipo de incidente.

Portanto a coisa boa número 1 da nossa lista é que o backup automatizado na nuvem evita o tsunami de problemas que seria lidar com uma cópia de dados desatualizada (ou pior, não ter nenhuma!)

2) O Backup na nuvem salva os dados fora do ambiente da empresa

Esse com certeza é o ponto forte do modelo na nuvem, como já falamos em outro artigo (clique aqui para lê-lo) manter os dados localmente implica em muitos riscos: Alagamento, incêndio, tempestade, descargas elétricas, furto ou roubo dos servidores e toda sorte de incidentes que podem acontecer e danificar os equipamentos onde os dados vitais da empresa estão salvos.

Nesse contexto o backup na nuvem para empresas salva os dados corporativos em datacenters altamente seguros, cujas tecnologias de proteção de acesso físico e lógico são de última geração inclusive com redundância. Essas instalações tem uma série de mecanismos para proteção dos riscos que mencionamos e de forma profissional.

Então a coisa boa número 2 da nossa lista é que através do backup na nuvem ter uma cópia dos dados num ambiente altamente seguro fora da empresa garante a continuidade dos negócios mesmo depois de um incidente grave.

3) O Backup na nuvem vai deixar uma sala livre a mais na empresa

Hoje manter um servidor de dados local requer uma série de requisitos técnicos que são caros e requerem atenção constante, a começar por uma sala para esse equipamento. A sala por sua vez requer um ar condicionado que fique ligado 24 horas por dia, nobreak e baterias, switch, quilômetros de cabos de rede, etc., etc., sem contar nos programas que rodam nesses equipamentos.

Dependendo do porte da empresa pode ser uma sala simples, pequena, mas dado um porte maior de empresa uma sala de servidor pode ocupar facilmente 15 metros quadrados ou mais, em tempos de contenção de custos e com o aluguel corporativo nas alturas, a adoção do backup na nuvem faz com que você possa livrar esse espaço para outras atividades ou simplesmente desativar essa sala, deixando assim de arcar com esse custo.

Logo a coisa boa número 3 da nossa lista é que ser cliente de um serviço de backup na nuvem ajuda sua empresa a consumir menos espaço físico.

4) O Backup na nuvem vai economizar tempo e dinheiro com custos adicionais

Da mesma forma que abordado no item 3, com a ausência de um servidor dedicado de backup muitos outros custos são eliminados como o custo da energia elétrica do servidor e do ar condicionado, bem como a manutenção de troca de peças desgastadas e/ou obsoletas e licenças de software exigidas para o funcionamento do servidor, além disso com o tempo o próprio servidor vai ter que ser trocado, consumindo uma boa quantia de recurso do caixa da empresa.

Portanto a coisa boa número 4 da nossa lista é a economia de dinheiro proporcionada com a desmaterialização do seu servidor, quando seu backup vai para a nuvem.

5) O Backup na nuvem para empresas vai libertar sua mente para focar no negócio

Lembra do que falamos no item 1 sobre as pessoas não se lembrarem de tudo hoje em dia? Com o seu negócio é assim também! Administrar uma empresa requer muita energia do empresário e da sua equipe num caminhão de coisas ligadas à atividade fim da empresa. Se for um comércio o foco tem que estar na compra e na venda, se for uma indústria o foco tem que estar no controle dos estoques, do pedido e da produção e por aí vai.

O backup não tem que ser mais uma coisa que pese sobre os ombros da administração do negócio.

Pela soma de tudo o que falamos aqui, automatização do processo, segurança, economia de espaço, economia com manutenção, licenças e energia elétrica, o backup na nuvem para empresas ajuda a tornar a gestão da empresa mais simples, eficiente e com menor custo, de forma a manter a mente da direção e da equipe focada na parte do negócio que gera lucro.

Desse modo a coisa boa número 5 da nossa lista é que pelo conjunto geral de suas qualidades o backup na nuvem torna a empresa mais enxuta e ágil.

Isso faz sentido para você? Comente abaixo e compartilhe nesse artigo nas redes sociais.

Quer saber mais? Leia também nosso artigo: Como escolher o melhor serviço de backup na nuvem para sua empresa

2 Comentários

Add um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *