O Brasil é o segundo país com mais ameaças ransomware, concentrando 10,57% das ameaças globais, atrás apenas dos Estados Unidos, que representam 11,10%. Os outros países que compõem o Top 5 em número de ameaças ransomware são Índia, Vietnã e Turquia. Os números foram divulgados pela Trend Micro em seu relatório “Roundup”, que analisa o cenário global de ameaças cibernéticas durante o primeiro semestre deste ano.

De acordo com a empresa especializada em segurança cibernética, o total global de ransomwares detectados desde 2016 até junho de 2019 foi superior a 1,8 bilhão. O número é calculado a partir da combinação de todas as ameaças de e-mail, arquivos e URLs relacionadas a ransomware.

Em nota, Franzvitor Fiorim, diretor-técnico da Trend Micro, explicou que os cibercriminosos criam táticas cada vez mais avançadas e furtivas de burlar os sistemas de segurança, principalmente quando o assunto é ransomware. Ele afirma também que os criminosos se tornaram mais criteriosos com suas vítimas, escolhendo estrategicamente empresas que têm um alto desempenho financeiro e dados sensíveis, com o objetivo de maximizar o valor de resgate.

De acordo com o relatório, o Brasil também tem destaque no ranking de ameaças disseminadas por e-mail, ocupando o terceiro lugar com mais de 1,1 bilhão de ameaças bloqueadas pela Trend Micro. Os Estados Unidos também são líderes nessa categoria, seguidos da China.

A empresa alerta que e-mails continuam sendo um grande vetor de ameaças, pois, segundo Fiorim, a partir de estratégias como a engenharia social fica relativamente fácil enganar usuários desprevenidos. Para se proteger, é importante sempre conferir o remetente dos e-mails e clicar apenas em links e anexos que se tem certeza de que são legítimos, indica ele. Além disso, a recomendação é garantir que todos tenham um conhecimento básico de segurança digital é uma forma importante de prevenção, pois reduz o erro humano que geralmente está envolvido nas infecções por e-mail.

Assine nossa newsletter e receba gratuitamente sempre novidades sobre proteção de dados

Outro dado que se destacou no relatório foi a relação entre URLs maliciosas e vítimas afetadas. Segundo o estudo, cada URL tem o potencial de atingir 14,5 usuários e, neste primeiro semestre, foram 5,5 milhões de acessos, colocando o Brasil na 16º posição do ranking de vítimas de endereços maliciosos bloqueados pela Trend Micro.

Com mais de 6,1 milhões de malwares, o Brasil ficou no 11º lugar do ranking de países com o maior número ameaças detectadas. O país também está no top 20 em quantidade de malwares bancários, com quase 3 mil ameaças detectadas.

Em relação a aplicativos maliciosos, o Brasil também teve destaque, ocupando o Top 15 dessa categoria. Foram quase 3 milhões de apps disponíveis no país avaliados no primeiro semestre, e destes, mais de 22 mil eram maliciosos. Fiorim aponta que um tipo de ameaça que se tornou muito comum no âmbito de aplicativos é o adware. Ele se disfarça de um app comum, geralmente de câmera ou jogos, mas exibe propagandas que são difíceis ou impossíveis de fechar, além de usar técnicas para dificultar a remoção do aplicativo, como esconder seu ícone. Checar as avaliações dos aplicativos e o desenvolvedor são boas táticas de precaução e segurança.

Fonte: Abranet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima