backup em nuvem para empresas

Já precisou recuperar algum arquivo e percebeu que não havia feito o backup manual? Esse tipo de situação pode causar grandes prejuízos para sua empresa. Por isso, é importante investir em um bom serviço em nuvem, para salvar seus arquivos de modo seguro.

Conheça todos os benefícios e tipos de backup em nuvem para empresas. Se deseja saber mais, confira abaixo!

O que é backup em nuvem para empresas?

O backup em nuvem funciona realizando uma cópia dos seus dados e os salvando em um ambiente externo online, ou seja, fora do local de trabalho. Caso ocorra algum tipo de acidente como incêndio, pane na rede elétrica ou falhas técnicas, seus dados permanecem protegidos e você pode acessá-los tranquilamente.

Para as empresas, manter um backup em nuvem é uma garantia de que todos os seus dados estão salvos em um local seguro. Além disso, os melhores serviços possuem altos níveis de criptografia, protegendo suas informações contra ataques criminosos, como roubo de dados.

Qual a importância do backup em nuvem para as empresas?

O fator principal para um backup em nuvem é a garantia de poder acessar seus arquivos de outros computadores. Além disso, ao contratar uma empresa especializada nesse serviço, todos os processos do backup, inclusive o monitoramento dos dados, são oferecidos.

Quais são os tipos de backup corporativo?

Conheça os tipos de backup corporativo:

  • Backup interno — esse tipo é bastante comum, porém, não é o mais indicado. Geralmente, os dados são salvos em um servidor físico dentro da empresa. Caso ocorra um alagamento ou fortes chuvas, você pode perder todos os seus dados;
  • Backup híbrido — funciona mediante um software que coleta as informações, faz uma cópia para um servidor físico e outra cópia para a nuvem;
  • Backup as a Service (BaaS) — funciona realizando uma cópia dos dados diretamente do servidor original para a nuvem, garantindo segurança, velocidade e redução de custos.

Quais são os diferentes formatos de backup?

O backup em nuvem possui formatos diferentes e são oferecidos por empresas especializadas, conforme a necessidade de sua corporação.

Confira também: O backup corporativo e a resiliência das empresas

  • Backup completo (ou backup full) — esse modelo é o mais seguro, ele salva todos os seus dados desde a primeira vez que habilita o serviço. Esse backup pode demorar, além de ocupar mais espaço de armazenagem;
  • Backup incremental — esse tipo de backup salva todos os dados na primeira vez. A partir disso, ele salva somente os arquivos que foram criados ou alterados após o primeiro backup anterior;
  • Backup diferencial — o diferencial consegue identificar as alterações realizadas em um arquivo, copiando uma parcela dos dados e sendo um backup mais rápido que o completo;

Vantagens do backup na nuvem

Investir nesse modelo de salvamento de dados para a sua empresa traz diversas vantagens, confira os principais benefícios do backup em nuvem.

Backup automatizado

O backup na nuvem faz cópias dos seus dados e salva em um ambiente seguro de forma automática. Assim, você não precisa se preocupar em fazer o backup manualmente e correr o risco de não salvar nada e descobrir somente quando precisar.

Dados salvos em um ambiente externo

Como dissemos anteriormente, os seus dados serão salvos em data centers altamente seguros, tanto em proteção física quanto no ambiente virtual. Dessa forma, suas informações não serão perdidas caso ocorra algum imprevisto na empresa que possa danificar o servidor físico.

Você pode se interessar: Centro de custos é o primeiro passo na gestão avançada das empresas

Otimização do espaço físico

Manter um servidor local exige espaço e cuidados técnicos constantes como ar-condicionado 24 horas por dia, nobreak, baterias, cabos e mais. Em empresas de grande porte, os servidores podem ocupar salas inteiras.

Com o backup em nuvem você não terá esse problema, podendo utilizar esse espaço para outras atividades do seu negócio, além de não se preocupar com a manutenção do backup, que será realizado pela empresa que oferece o serviço.

Economia de tempo e dinheiro

Com o backup em nuvem, você não terá custos com manutenções caras do servidor, além de economizar energia elétrica e ar-condicionado. Sem contar a troca de servidor, otimizando tempo.

O que avaliar ao contratar uma solução de backup?

  1. Segurança: esse é o fator mais importante, um backup em nuvem para empresas deve ser seguro. Além de ser externo e não causar prejuízos por acidentes físicos na empresa, precisa garantir criptografia e outras tecnologias que evitem ataques criminosos, como o ransomware;
  2. Escalabilidade: a empresa que oferece esse serviço deve assegurar a capacidade de dados salvos, mesmo que o volume cresça significativamente;
  3. Disponibilidade: corresponde a capacidade do serviço ficar disponível para salvar dados ou recuperá-los. O nível de disponibilidade, geralmente, é previsto em contrato e deve ser igual ou superior a 99,98% do tempo;
  4. Redundância: essa qualidade garante que seus dados sejam salvos em mais de um local, assegurando que suas informações estão replicadas (redundantes);
  5. Automatização: fazer backup manual, nunca mais! Os melhores serviços de backup em nuvem garantem a cópia automática de arquivos originais e suas alterações;
  6. Monitoramento: esse monitoramento assegura uma segunda camada de inteligência ao processo, caso ocorra alguma falha no processo de backup, um profissional qualificado vai identificar o problema e solucioná-lo.

Gemini o melhor serviço de backup em nuvem

Gemini, o serviço de backup em nuvem da Unimake é a melhor solução para a sua empresa. Nosso sistema salva automaticamente seus dados por meio de um aplicativo de upload em servidores de alto desempenho e segurança, além de oferecer um painel exclusivo para gerenciar e recuperar dados.

O Gemini ainda oferece proteção contra sequestro de dados e vírus. Além disso, somente quem tem a chave de acesso pode restaurar ou ter acesso às informações do backup, garantindo total segurança.

Gemini Backup: uma solução de segurança avançada e econômica para seus dados. Clique e conheça!

Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira também: as vantagens da escalabilidade na nuvem para um negócio. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima