Você já se viu em um momento de desespero ao buscar um arquivo e se deparar com uma exclusão acidental ou até mesmo perda do dispositivo onde estava localizado? Agora imagine o impacto desse cenário em um ambiente corporativo, onde o negócio conta com um alto volume de informações e referências sensíveis, que precisam de proteção e armazenamento constante.

Desprender esforços para direcioná-los para um local físico não só é custoso como também se torna pouco efetivo, podendo enfrentar perdas, roubos e limitação de espaço. É como solução a esses impasses que surge o serviço de backup em nuvem, que se propõe a garantir a segurança e escalabilidade daquilo que há de mais importante em sua organização: os dados.

Por isso preparamos um conteúdo completo sobre o tema, trazendo mais sobre o que é o conceito, como funciona, quais as vantagens e qual o melhor serviço disponível para fazer parte do seu negócio. Continue a leitura e confira a seguir no blog da Unimake!

O que é backup em nuvem?

O backup em nuvem é uma solução tecnológica que utiliza servidores para gerar cópias de segurança dos mais diversos arquivos, se ancorando em um sistema de criptografia que possibilita o acesso remoto e em tempo real dos dados armazenados.

Você deve se lembrar que antes tínhamos à disposição disquetes, CD's e pen drives, certo? No entanto, a evolução digital acompanha as principais necessidades do mundo corporativo e apresenta saídas cada vez mais robustas, compactas e altamente personalizadas. E imagine que, diante de um volume cada vez maior de informações, não faz mais sentido dependermos de aparelhos físicos para suprir essa demanda.

Com isso, esse tipo de serviço, que também recebe a denominação de backup online ou cloud backup, aumenta o nível de proteção e a praticidade entregue é assertiva e otimizada.

Veja ainda: O que você precisa saber sobre Backup corporativo? Conheça os principais exemplos e formatos adotados!

Como funciona o backup na nuvem?

A estrutura básica de um cloud backup consiste no repasse para um servidor remoto, que fica responsável pela realização de cópias criptografadas das referências disponibilizadas. O processo ocorre de maneira totalmente automatizada e possui configurações que viabilizam ainda a possibilidade de restaurar de maneira completa as informações.

Ou seja: dentro desse cenário, a solução ocorre com o amparo de um servidor online, assegurando a integridade da duplicação das informações e permitindo que fiquem disponíveis diante de qualquer impasse, imprevisto ou acidente com os aparelhos locais da empresa.

Portanto, como principais pontos desse funcionamento, temos:

  • Compartimentalização das informações: não há como falarmos em otimização sem pensarmos em uma compactação aplicada de forma integral, que permite que a capacidade de volume de armazenamento seja ampla;
  • Criptografia: está relacionada ao uso de algoritmos para criar uma camada extra de proteção;
  • Autorização restrita: somente colaboradores previamente registrados e autorizados podem ter acesso às informações;
  • Data centers: Os datacenters, ou centro de dados, são instalações de alta segurança física e lógica onde os servidores (computadores) ficam instalados;
  • Upload: por meio do upload que os dados saem da empresa, transitam pela internet e chegam aos servidores nos datacenters para armazenagem.

Backup na nuvem é mesmo seguro?

Sim, é seguro confiar nessa estrutura, principalmente pela forma com a qual foi construída. E para entender mais a fundo, conheça quais são as 3 medidas adotadas para assegurar isso:

1. Criptografia

A criptografia é uma técnica avançada que “embaralha” os dados originais, de modo que não possam ser compreendidos. São usados algoritmos e códigos de programação que permitem esse embaralhamento e posteriormente a sua recuperação.

Um bom serviço de backup na nuvem usa essa tecnologia para manter os dados de clientes criptografados o tempo todo: isso se chama “criptografia de ponta a ponta”.

Ou seja, desde o exato momento em que os dados saem dos computadores rumo aos servidores no datacenter são criptografados e assim permanecem. Somente com uma chave criptográfica, compartilhada apenas entre cliente e o serviço contratado, é que esses dados podem ser compreendidos.

2. Restrição de acesso

O cliente tem acesso aos seus dados por meio de um painel privativo na internet, com uma senha de alta segurança onde apenas pessoas autorizadas pela direção da empresa podem acessar e gerenciar.

3. Centro de dados com ampla segurança

Datacenters são a materialização da nuvem e possuem diversos mecanismos de proteção contra tudo o que você possa pensar, tais como:

• Instalações anti terremoto, maremoto e incêndio;
• Instalações que suportam queda de aeronaves;
• Perímetro de segurança protegido contra roubos e furtos;
• Barreira de segurança cibernética contra ataques de hackers e vírus;
• Geradores de energia com grande autonomia;
• Múltiplos links de internet para impedir interrupções;
• Controle de acesso de funcionários, e muito mais.

Assim, tudo é preparado para manter a salvo os elementos físicos e digitais.

Por que aderir ao backup online?

Esse modelo é hoje a ferramenta mais adotada pelo mercado, colocando na frente as organizações que entendem a necessidade de se mostrarem atualizadas com as transformações tecnológicas. O acesso de custo já desponta como um dos principais fatores. Afinal, quantos negócios teriam condições de arcar com as despesas de um datacenter interno (que pode custar milhões de reais para um intervalo anual)?

E, mesmo que se tenha esse valor, não faz parte das competências ter que apresentar um nível de especialidade acima da média para administrar dados, já que requer contratação e manutenção de técnicos, investimentos em atualizações e equipamentos. Diante disso, qual a garantia que sua empresa tem que o centro de dados seria melhor que um especializado?

O backup de dados tem que ser uma atividade simples. Aliás, um bom serviço passa despercebido pela gestão e, se isso acontecer, é porque está funcionando bem.

Qual é a vantagem de usar o cloud backup?

Podemos começar apontando para a tranquilidade que essa incorporação trará para a rotina do negócio, sem demandar um esforço direto para verificação e proteção diária dos arquivos. Além disso, há uma clara redução dos riscos operacionais, protegendo de possíveis contratempos.

A recuperação rápida das informações também merece ser apontada, evitando graves prejuízos ao aplicar uma solução automática e altamente segura. E se você deseja se aprofundar mais nesse tópico, não deixe de conferir nosso post sobre os 8 principais benefícios de realizar o backup na nuvem para empresas!

Qual o melhor serviço de backup em nuvem?

Os melhores serviços de backup em nuvem para empresas possuem características com as quais você deve estar atento. Primeiro, observe que o tráfego dos dados durante o upload deve ser criptografado, ou seja, protegido contra leitura das informações por pessoas não autorizadas. A segunda característica deve ser o upload automático, que é o fato do backup contar com um sistema inteligente — sem necessidade de intervenção ou lembrança dos usuários.

A terceira característica é a redundância, relacionada à capacidade de providenciar múltiplas cópias, seja dentro do datacenter próprio ou em outros. Como quarto ponto de atenção, temos a capacidade de permitir ao cliente recuperar seus dados sozinho e a qualquer momento, sem ter que recorrer a terceiros para isso.

Serviços ainda mais robustos, como o backup em nuvem da Gemini, vão além e ofertam como diferencial a perspectiva de monitoramento. Com isso, a equipe fornecedora avalia o desempenho das tarefas e, em caso de incidentes ou grandes intervalos de inatividade, por exemplo, entra em contato para avaliar o que pode ter ocorrido.

O fato é que o monitoramento ajuda você a perceber o mais rápido possível eventuais problemas que possam contribuir para uma parada no backup e, sem dúvida, é mais uma entrega positiva para aqueles que adotam a nuvem para a proteção de dados.

Caso ainda tenha dúvidas sobre o Gemini Backup ou deseja solicitar um orçamento, preencha o formulário que nosso time de especialistas entrará em contato.

Então, o que achou de conferir mais sobre o tema? Aproveite para conhecer as vantagens da escalabilidade na nuvem para um negócio e o quanto impacta na expansão de recursos.

E para continuar por dentro dos melhores conteúdos relacionados à gestão, administração fiscal, backup e muito mais, acompanhe o blog da Unimake. Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima