Um dos aspectos menos lembrados da importância da proteção dos dados da empresa são as implicações que a falta de backup pode ocasionar junto aos órgãos fiscalizadores.

Num primeiro momento as empresas focam na proteção dos dados do negócio em si.

Proteger as informações operacionais, como dados dos estoques, dos cadastros de clientes, ordens de serviço, contas a pagar e receber, etc.

Isso é natural e necessário.

Porém os cuidados em manter um backup atualizado vão além disso.

Os documentos fiscais e contábeis que devem ser apresentados ao Fisco (Seja receita federal, seja estadual, os relatórios que devem ser entregues para agências reguladoras (Anel, Anatel, etc.) devem ter sua guarda e proteção muito bem cuidadas.
Em caso de uma pane nos dados e que consequentemente haja a falta de backup a não apresentação de declarações, guias, relatórios e arquivos magnéticos pode prejudicar seriamente as atividades da empresa.

Veja alguns casos:

Uma pane no banco de dados que prejudique os arquivos contábeis prejudicaria diretamente a entrega de:

DIRPJ (Declaração anual de Imposto de Renda Pessoa Jurídica)
DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais)
DME (Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie)
EFD-Reinf
EFD-Contribuições

Na parte fiscal ainda, a perda dos:

XML´s das Notas Fiscais Eletrônicas.

Na parte trabalhista, a falta de informações que prejudique a entrega ou realização de:

RAIS
E-social
Pagamento da folha de salários até o 5º dia útil
Recolhimento das guias de INSS e FGTS

Isso para ficar em somente algumas obrigações, podem causar uma serie de dores da cabeça para a empresa.
Imagine se ainda, a falta de backup “incluísse no pacote” uma eventual perda do certificado digital da empresa, que é utilizado para assinaturas eletrônicas e entregas de declarações, que geraria outro transtorno e mais custos para a empresa.

Emaranhado fiscal mais falta de backup torna as coisas mais difíceis

Desde multas, passando pelo bloqueio da emissão de certidões negativas, que por sua vez poderiam impedir a empresa de participar de processos licitatórios, liberação de alvarás, etc. seriam alguns dos problemas mais iminentes.
Conduzir uma empresa no Brasil não é fácil sob qualquer circunstância.
Sem os dados então, muito pior.

Não conte apenas com a sorte para ficar livre desses riscos

Manter os dados seguros requer disciplina e profissionalismo.

A melhor solução é um serviço de backup na nuvem que automatize o processo de salvamento dos dados.

Prevenir a falta de backup não é uma decisão operacional, é uma decisão estratégica.

Quer saber como proteger os dados da sua empresa com backup na nuvem? Fale sem compromisso com um de nossos especialistas clicando aqui, ou se preferir ligue para 44 3141-4900 e teremos grande satisfação em lhe prestar todas as informações necessárias para colocar sua empresa no nível de segurança digital que ela merece.

1 comentário em “<span id="titleiswpReadMe_1415">Falta de backup te complica na Receita?</span>”

  1. Pingback: Backup na nuvem vai além da segurança - Blog do Gemini Cloud Backup

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima