Porque automatizar o backup da empresa?

Backup na nuvem é a forma mais prática e direta de automatizar o processo de backup de empresas pequenas, médias e grandes.

 

Uma empresa, independentemente de seu tamanho, tem uma série de atividades complexas a realizar todos os dias, uma delas é zelar pela guarda dos dados através do backup, mas isso não tem que ser algo trabalhoso, complicado e caro.

Controlar o ponto dos funcionários, controlar o estoque, conferir se os pedidos de compra vieram corretamente, cobrar dívidas de clientes, conciliar as contas bancárias.

Olha que não é pouca coisa que uma empresa precisa fazer, aliás, as pessoas que nela trabalham, o dono, o gerente e os colaboradores das diversas áreas.

São muitas atividades que tem que ser executadas no dia-a-dia, pois caso não sejam feitas a empresa para.

Mas nesse contexto o backup dos dados corporativos também que tem que ser feito diariamente correto?

Corretíssimo! Mas na prática não é bem assim para quem ainda faz o backup manualmente.

Vejamos: Tem cliente esperando para retirar o produto, logo a NF tem que ser emitida na hora, o caminhão com as mercadorias pedidas chegou, então alguém que tem de fazer a conferência e a descarga pra já, enfim, são atividades operacionais que tem de ser executadas a todo o momento e que não podem esperar.

Pois bem, o backup também não!

Porém como o backup se trata de algo que não paralisa a empresa e nem gera descontentamento dos clientes, acaba sendo relegado a segundo plano.

Geralmente as pessoas deixam para fazê-lo no final do dia, depois do expediente, etc.,

Porém no final do dia a fadiga mental e o cansaço fazem com a que as pessoas naturalmente “empurrem” a realização do backup para amanhã, depois de amanhã e assim vai.

Até que um belo dia a empresa sofre uma pane, o HD queima, um roubo, um ataque de vírus, um sequestro de dados (o famoso ransomware) e ai quando se vai em busca do backup (com sorte se ele não foi consumido) constata-se que os dados estão 20, 30, 60 dias desatualizados.

Aí é tarde demais, recuperar um backup com um “furo” desses gera quase tanto transtorno quanto não recuperar backup nenhum, afinal os estoques não vão bater, o financeiro e o contas a pagar e receber muito menos.

Ou seja, lá vem bucha para o empresário, o diretor e o gerente geral, e por tabela pra toda a equipe que vai ter que trabalhar com dados furados durante um bom tempo.

Parece que não, mas essa atividade de “deixar pra depois” do backup pode gerar um prejuízo considerável para a empresa.

Não estamos falando de R$ 500,00 não, pode significar uma parcela pra lá de salgado do lucro anual da empresa.

 

Leia também nosso artigo Quais prejuízos uma empresa pode ter pela falta de backup

Automatizar o backup através da nuvem é simples, prático e financeiramente viável

Se algum dia já foi assustador ter backup na nuvem para alguém, já não é mais ou não deveria ser.

Falando do nosso serviço de backup, o Gemini Cloud Backup e porquê não, de boa parte de outros serviços existentes no mercado, o backup na nuvem atualmente é um serviço extremamente confiável, seguro, escalável e acessível.

Confiável e seguro porquê os datacenters onde os dados ficam salvos utilizam tecnologia de última geração, além de estarem localizados em prédios fortemente guardados por monitoramento 24 horas e com mecanismos de defesas contra incêndios, enchentes e até queda de aeronaves(!)

Escalável, porquê estes datacenters tem capacidade de aumentar o volume de dados armazenados instantemente a medida que os volumes dos backups dos clientes crescem.

Acessível, em todos os aspectos, financeiramente, pois hoje uma assinatura mensal de backup na nuvem custa uma fração do que seria se a empresa mantivesse uma estrutura interna de backup profissional e acessível no sentido literal da palavra, o Gemini mesmo, conta com um painel de acesso na web onde o cliente pode acessar seus dados de onde estiver a qualquer hora.

O backup é feito sem intervenção (e sem “lembrança”) humana

Anteriormente no texto comentamos que as pessoas protelam o backup pelo acúmulo de outras atividades.

Isso acontece mesmo e em boa parte das vezes a falta de backup acontece também por puro esquecimento.

Falando do nosso serviço, o Gemini, um app é  instalado nos computadores da empresa e passa a “subir” os arquivos sempre que sejam criados ou modificados, sem nenhuma necessidade de intervenção humana, ou seja, alterou, salvou, subiu!

Isso faz com que um fluxo constante de dados esteja sendo salvo automática e instantaneamente o tempo todo, sem que as pessoas tenham que lembrar de fazer isso durante o expediente.

Caso aconteça algum dos incidentes mencionados anteriormente (roubo dos computadores, pane no HD, etc), haverá uma última versão dos arquivos intacta e pronta para ser baixada do serviço.

Por todos os argumentos aqui expostos migrar seu backup para nuvem é pra agora! Tire esse peso da sua equipe e deixe que a tecnologia faça esse trabalho.

Ainda não decidiu pelo backup na nuvem para sua empresa? Que outras informações precisa para a tomada da sua decisão?

Fique ligado no nosso blog e nas nossas redes sociais que sempre traremos novidades sobre o mercado de segurança digital ou se preferir entre em contato conosco pelo 44 3141-4900 ou comercial@unimake.com.br

 

 

Add um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *