O mundo dos negócios está mais competitivo do que nunca.

Para se manter no mercado as empresas precisam de pelo menos duas coisas:

Ter diferenciais competitivos e praticar procedimentos padrão.

Os melhores claro, são os diferenciais competitivos, aquele tipo de vantagem que só sua empresa oferece, seja pela qualidade superior, seja pela funcionalidade do produto ou a especialidade única do serviço.

Trocando em miúdos é algo que somente sua empresa entrega e faz com que ela seja desejada pelos seus clientes.

Porém apesar de secundários, os procedimentos padrão são tão importantes quanto, pois eles são obrigatórios para que sua empresa cumpra requisitos básicos do mercado e, portanto, sem eles a empresa não poderia funcionar.

Alguns exemplos de procedimentos padrão são: Ter saídas de emergência, extintores, banheiros para clientes, alvará de funcionamento, seguir as normas trabalhistas e fiscais, possuir certificações se sua empresa está num setor que as exige, e por aí vai.

Ou seja, os procedimentos padrão são coisas que apesar de básicas impossibilitam a existência de uma empresa que não as tenha.

Se fizermos uma metáfora bem simples, se uma empresa fosse um carro de competição, para ganhar uma corrida ela deveria ter um motor muito potente (diferencial competitivo) mas ao mesmo tempo ter volante e rodas (procedimentos padrão) ou seja, sem esse conjunto em harmonia ficaria impossível competir, afinal motor sem rodas não sai do lugar e rodas sem motor não vão muito longe.

O seu diferencial competitivo nós vamos deixar para você, afinal você conhece sua empresa melhor que ninguém, mas falando dos procedimentos padrão:

Como a sua empresa tem tratado o backup hoje?

E que tal uma outra pergunta: Backup é um diferencial competitivo ou um procedimento padrão na sua empresa?

Arriscamos a dizer que o backup é ao mesmo tempo um diferencial competitivo e um procedimento padrão.

Como assim?

Veja por esse ângulo:

Começando como procedimento padrão:

Toda empresa precisa ter backup, afinal todas as informações do negócio estão ali.

A alma da empresa são seus dados, sem informações dos clientes, dos estoques, da contabilidade, dados estratégicos, contas a receber e a pagar, planilhas e outros arquivos estratégicos é impossível tocar um negócio.

Perder essa informação equivale a fechar as portas na maioria das vezes.

É um procedimento padrão tão importante e poderoso que sua falta de cumprimento pode decretar a falência de um negócio!

Mas vamos olhar agora por um aspecto interessante, como diferencial competitivo.

Imagine que sua empresa está participando de uma licitação e seu concorrente também.

Vocês estão localizados na mesma cidade, que é atingida por uma tempestade que danifica os computadores de ambas as empresas, causa uma severa perda dos dados?

Quem vai ficar no processo de licitação?

Sua empresa que tinha backup dos dados ou seu concorrente que perdeu tudo com a chuva?

Mas e se fosse o contrário? Se seu concorrente tivesse sobrevivido recuperando o backup e a sua empresa ter perdido os dados? O jogo viraria para ele, não?

Podemos citar centenas de outros exemplos:

E se sua empresa tivesse fosse uma loja que tivesse uma perda de dados na semana do natal?

E se sua empresa tivesse fosse uma chocolateria que tivesse uma perda de dados na semana que antecede à Páscoa?

E se sua empresa tivesse fosse uma indústria que perdesse todos os dados de produção? Se isso causasse um atraso de 30 dias nos pedidos seus clientes os manteriam ou comprariam de seus concorrentes?

Ou seja, olhando sob a ótica da concorrência de mercado ter backup hoje é ao mesmo tempo um procedimento padrão como um diferencial competitivo.

De que lado você gostaria de estar?

Não ter o backup e sofrer uma perda de dados que poderia causar o fechamento da empresa ter o backup e botar sua empresa para funcionar em algumas horas?

PS: Backup interno não vale, se quiser ter mesmo segurança, vá de backup na nuvem. Nós podemos ajudá-lo.

Que saber como tornar o backup um diferencial competitivo para sua empresa? Fale sem compromisso com um de nossos especialistas clicando aqui, ou se preferir ligue para 44 3141-4900 e teremos o maior prazer em lhe prestar todas as informações para colocar sua empresa do lado certo dessa corrida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima