Um novo vírus chamado Bad Rabbit iniciou os ataques por empresas na Rússia e começa a se espalhar para a Europa e outras partes do mundo. Trata-se de um novo ataque ransomware, e se você é empresário, deve ficar atento.
Uma nova ameaça de sequestro de dados (Ransomware) começa a atacar em escala internacional e já causa prejuízos e preocupações a empresas e órgãos governamentais.
O Bad Rabbit (Coelho mal) usa ardilosamente um aviso falso de atualização do Adobe Flash para se instalar e a partir daí bloquear os dados do computador infectado.
O vírus começou a se espalhar pela Rússia, Ucrânia, Alemanha e Turquia no dia 25 de outubro, mas especialistas e autoridades temem que assim como o Wannacry (outro Ransomware que atacou mais de 200 mil empresas em todo o mundo em maio deste ano) o Bad Rabbit se espalhe em escala global.
O resgate pedido está sendo de 0,05 bitcoins (moeda virtual) por computador sequestrado, o que equivale a 280 dólares (cerca de R$ 912,00).
O mais prudente nesse momento é evitar clicar em qualquer atualização suspeita de software, especialmente o Adobe Flash, atualizar o antivírus e com certeza a manutenção de um backup preventivo.
Leia também:
5 problemas mais comuns de empresas que não protegem seus dados