Empreender não é fácil, são muitos fatores para ficar atento e às vezes algumas falhas que são consideradas básicas podem gerar problemas complexos, como, por exemplo, o estoque parado.
Por isso, é preciso ter cuidado na gestão do seu estoque. Só que essa tarefa acaba sendo uma “dor de cabeça” para muitos lojistas. Mas não precisa ser assim, com algumas dicas você pode controlar isso e evitar problemas.
Aqui em nosso post você vai aprender o que é o estoque parado e como evitá-lo. Continue lendo e aprenda a fazer o gerenciamento da quantidade de produtos da sua loja ou e-commerce.
O que é estoque parado?
O termo significa que alguns produtos ou matérias-primas que deveriam ter permanecido armazenados por um certo período — seja até a sua venda ou utilização na fabricação — estão lá por mais tempo que o previsto. E esses itens parados são sinônimo de prejuízo.
Esse acumulado de produtos parados em sua loja é consequência de alguma outra falha na organização: compra de itens além da real demanda, falta de conhecimento sobre o público-alvo, problemas na comunicação, entre outros.
Por conta disso, um estoque parado sempre é algo preocupante ao empreendedor. Para entender um pouco mais sobre como esse tipo de problema é grave, vamos ver alguns de seus impactos na organização.
Quais problemas o estoque parado pode gerar na empresa?
Como você viu, esse tipo de situação normalmente significa muitos prejuízos para uma loja. Veremos a seguir alguns problemas que o acúmulo de produtos no estoque pode gerar:
1. Baixo capital de giro
O capital de giro é bem importante para o funcionamento de uma empresa, ele é o volume de dinheiro que mantém uma organização operando normalmente. Mas quando ela não consegue vender os seus produtos e eles acabam ficando estacionados, o dinheiro também fica parado.
Então, aquela frase “estoque parado é dinheiro perdido” é verdadeira. Pois o valor que foi investido na sua compra, não foi retornado com a venda e isso gera uma redução no seu capital de giro.
2. Endividamento
Se o capital de giro é reduzido, a loja não consegue manter seus compromissos em dia. Muitos empreendedores, buscando evitar isso, pedem empréstimos bancários com seus juros altos.
E é nesse momento que acaba se criando um ciclo de empréstimos e dívidas, o que acaba prejudicando a saúde financeira do negócio.
3. Aumento de custos com a manutenção do estoque
Só manter um estoque já gera custos ao lojista. Muitas vezes é preciso pagar funcionários para cuidar da manutenção, pagar aluguel de algum armazém, além de alguns produtos que precisam de condições especiais de armazenamento e requerem mais gastos ainda.
E nesse momento em que as condições financeiras já não estão boas, custos extras são um enorme problema.
4. Perda de produtos
Nesse período de armazenamento maior, os itens podem sofrer algum dano e inviabilizar a sua venda. Na hora de realizar algum deslocamento ou simplesmente guardar incorretamente algum produto, esses danos podem ocorrer.
Além disso, existem muitos objetos que possuem prazo de validade e nesses casos não há o que fazer. Tem também aqueles itens vendidos em determinadas épocas do ano e que após esses períodos, não há mais a sua comercialização. Alguns exemplos são os materiais escolares e enfeites de natal.
5. Perda de chances de investimento
No mercado sempre surgem boas oportunidades de investimento e um grande lojista tem que estar atento a elas. Porém, se ele estiver com um estoque parado, essa chance não poderá ser aproveitada.
Com um caixa totalmente comprometido e sem espaço para armazenar novos produtos, o empreendedor fica sem a possibilidade de fazer novos investimentos que seriam interessantes para a sua loja.
Como evitar o estoque parado?
Agora que você entendeu como essa situação pode ser um grande problema, veja como evitá-la e manter a sua loja livre dos prejuízos que o estoque parado traz.
1. Planejamento
Um bom planejamento é essencial para os lojistas que querem evitar esse tipo de falha. Esteja sempre atualizado sobre o mercado, suas demandas e números. Com dados precisos você pode tomar as decisões corretas na hora de comprar produtos e controlar o estoque.
Procure identificar se as suas vendas são sazonais, conhecendo sobre quais épocas do ano o seu produto é mais procurado e quando ele não é vendido. Assim, você consegue definir um plano estratégico de vendas e adquirir o estoque realmente necessário para suprir a demanda do mercado.
Estude o perfil do seu consumidor, pois é muito importante para o lojista saber o que o cliente quer e em qual momento ele precisa do produto. Com esse planejamento você consegue criar estratégias melhores para as vendas da sua loja.
2. Use ferramentas de gestão
Um programa de gestão para o seu negócio, como um ERP, pode tornar tudo mais fácil. Essas ferramentas possuem controle de armazenamento, métricas sobre a entrada e saída de produtos, cálculo de custos do estoque e muito mais. Com esse tipo de tecnologia, o lojista consegue fazer um gerenciamento muito mais eficiente do seu negócio e evitar problemas de excesso de itens armazenados.
Conheça 7 motivos para implantar um ERP em sua empresa em nosso post sobre o assunto.
3. Realize promoções
Conhecendo bem o seu consumidor no planejamento, você pode criar promoções atrativas para ele e conseguir vender todo o seu estoque. Aposte em promoções de combos de produtos, descontos, frete grátis, entre outras. Ofereça uma oferta que faça sentido para o seu público-alvo e seja realmente uma boa condição para a compra.
Para ser assertivo nessas estratégias, tenha sempre um bom planejamento e conhecimento do perfil do consumidor.
4. Negocie com fornecedores
Um bom relacionamento com fornecedores é essencial para a sua loja. Além disso, sempre verifique antes de fazer o pedido, se aquele fornecedor permite a devolução ou troca de produtos. Assim, em caso de ficar com um estoque parado, você consegue recuperar uma parte do prejuízo e às vezes até evitar ele.
5. Conheça bem o seu estoque
Tenha um controle exato de quais tipos de itens estão parados e quais os motivos disso ter acontecido. Analise se eles podem servir para algum público específico ou se os valores podem ser modificados, veja se alguma promoção pode ser feita e tente recolocar o produto no mercado.
Entendeu como um estoque parado pode trazer enormes prejuízos a sua loja? Ele pode trazer problemas sérios para a saúde financeira do negócio e precisa ser evitado.
Seguindo as dicas do blog da Unimake fica muito mais fácil de prevenir essa situação e manter sua loja livre disso! Confira aqui nossos outros conteúdos sobre gestão de estoque e garanta sempre um giro de mercadorias no seu negócio.