Já falamos em outro artigo aqui no blog como os seres humanos são essencialmente visuais.
Prova disso sãos as placas de sinalização, as telas dos celulares e os programas de computador em geral que usam símbolos no lugar de palavras para ajudar as pessoas a se orientarem.
Isso acontece porque nosso cérebro é programado para realizar o menor esforço possível.
Imagine então o gestor de uma empresa tem que analisar todos os dias 50, 60 folhas de relatórios.
Nas quatro ou cinco primeiras folhas tudo bem, mas a capacidade de análise depois disso fica prejudicada.
São muitas informações para serem processadas, ainda mais que se contarmos isso como uma atividade diária, qualquer um enlouqueceria em pouco tempo.
Mas porque estamos falando isso para você?
Para mostrar as quatro vantagens que a Business Intelligence, a conhecida BI, vai trazer para sua empresa.
1) Descobrir coisas que não descobriria do modo convencional
Já pegando um gancho da parte onde falamos de o gestor ter que analisar 50 páginas de relatórios todos os dias.
É humanamente impossível alguém ler tudo isso e conseguir processar todas as informações.
Muita coisa vai “passar batida”, então o que a BI faz é sintetizar essa montanha de dados de forma visual.
Por exemplo, em vez de ver um relatório com 120 linhas de vendas, a BI mostra isso num belo gráfico mostrando por exemplo quanto cada vendedor vendeu num determinado período.
Supondo que o gestor queira comparar o desempenho dos vendedores em dois períodos distintos o que você acha que é mais fácil?
Revisar dois relatórios ou analisar dois gráficos?
Nós com certeza ficamos com os gráficos da BI!
Olha como seria no seu celular:
O ponto é que a forma com que a BI consegue cruzar e demonstrar informações permite ao gestor uma visão muito mais nova, diferenciada e abrangente da empresa.
Coisas que não seriam facilmente identificáveis apenas pela conferência de relatórios.
2) Acelera a análise da empresa ou partes dela
“Linkado” diretamente com o que falamos no item 1, as análises apresentadas pela BI ajudam a analisar rapidamente as informações pois tudo vem construído visualmente.
São literalmente milhares de dados organizados graficamente que “digerem” muito mais facilmente a análise.
Dessa forma a identificação de pontos onde a empresa vai bem e pontos onde vai mal ganha muito mais agilidade e facilita a vida do gestor, que não gasta tempo nem desgasta a mente com análises extremamente volumosas de dados.
3) A BI aproveita os dados já existentes na empresa
Dizem que o mundo está hiper conectado.
Isso é absolutamente verdade com a Business Intelligence, pois um sistema com essa tecnologia usa os dados armazenados no sistema de gestão, o ERP, logo não há necessidade de alimentar o sistema de BI de forma redundante.
Tudo o que é necessário para gerar os gráficos já existe no banco de dados da empresa.
Isso é uma grande vantagem na hora de implantar e usar um sistema assim, pois gerar as informações novamente além de gerar uma carga extra de trabalho poderia comprometer a qualidade das informações em caso de erro.
Eventualmente algumas informações poderão ter que ser geradas de forma externa, mas isso não é problema também, pois um sistema de BI pode importar dados de várias fontes como planilhas de Excel e até mesmo registros gerados por máquinas.
Caso este interessante especialmente para indústrias.
4) Informações em tempo real e em qualquer lugar
Com a possibilidade de consulta de dados tanto pelo computador, em tablets e smartphones a BI resolve aqueles casos de ansiedade onde o empresário quer ver a qualquer momento e mesmo estando fora, como vão os números da empresa.
A geração de informações em tempo real é um dos grandes trunfos da BI, ainda mais que as tecnologias convergiram nos últimos anos permitindo que o acesso seja feito de celulares.
5) A Business Intelligence ajuda a corrigir rapidamente o rumo dos negócios
Digamos que aqui é mais um mérito do empresário, da empresária que usa as informações da Business Intelligence do que a ferramenta em si.
Mas é um fato, com o uso continuo da BI a direção da empresa terá muito mais agilidade do que se tivesse que analisar as informações da operação de modo convencional.
No mundo competitivo e veloz de hoje quanto mais cedo uma correção de curso for feita, mais chances a empresa terá de evitar que uma falha no negócio se torne um problema grande lá na frente.
Além disso as informações geradas pela BI ajudam a empresa a enxergar oportunidades que podem ser exploradas para o crescimento dos negócios.
Então em grande parte isso depende da proatividade do gestor.
Fica a dica!
E você já cogitou implantar um sistema de Business Intelligence na sua empresa?
Se ainda não, está na hora de pensar nisso.
Se tiver alguma dúvida entre em contato conosco que teremos grande satisfação em esclarecer.
Fique ligado em nosso blog que regularmente publicamos conteúdos sobre segurança digital e boas práticas de gestão para as empresas.
Obrigado pela leitura e até a próxima.