E quando o backup manual falha?


O Backup manual ainda é utilizado por muitas empresas e pessoas físicas, mas seu risco é enorme.

Neste artigo discutiremos todas as situações em que o backup manual pode falhar e o que fazer para evitar uma perda de dados crítica.

O Backup manual é pop!

O backup manual vem se transformando ao longo do tempo.
Ele já foi feito em fitas, não as cassete que você ou seu tio ouviam no carro, mas as fitas DAT, uma fita especial para backup, depois em disquetes.
Também já foi feito em CD´s e DVD´s e mais recentemente em Pen Drives.
E hoje com certeza o meio mais popular de backup manual é no famoso HD Externo.
As razões que explicam essa popularidade podem ser apontadas principal para o baixo custo de aquisição dos equipamentos e a “sensação de segurança” que ele causa.
As pessoas acreditam que dessa forma tem o controle sobre seus dados e os dados das suas empresas.
Imaginam também que mantê-los num dispositivo dentro de uma gaveta torna-os mais seguros e inacessíveis a criminosos ou pessoas mal-intencionadas.
Acreditam também que o backup manual é prático, pois elas têm acesso ao equipamento e podem faze-lo a qualquer momento, quando na prática não é bem assim.

Quais os riscos do Backup manual?

Na vida, tudo é uma questão de escolhas e com o backup não é diferente.
Quando optam pelo backup manual, sem perceber ao certo as pessoas estão escolhendo o baixo custo e uma praticidade imaginária pela segurança de fato.
Daqui pra frente nós vamos falar em dispositivo ok? Que pode ser qualquer método que a pessoa use para fazer seu backup pessoal ou da empresa, pode ser Pen Drive, HD externo, CD, etc.
Vejamos a principais causas pela qual o backup manual falha:

O que acontece quando o backup manual falha?

São várias as consequências, mas inevitavelmente todas elas levam a transtornos e prejuízos.
Se a empresa sofrer uma perda de dados e tiver alguns registros em papel, poderá tentar recuperar essas informações mesmo que parcialmente.
Vai também ter que recorrer à memória dos funcionários e dos donos/diretores, porém sabemos que tanto no caso do papel quanto no caso das memórias pessoais a recuperação dos dados é limitada.
Afinal ninguém sabe de cor a quantidade de produtos num estoque com 5 mil itens num supermercado por exemplo.
E se for num hospital? Qual a condição e as fichas médicas dos pacientes?
E se for numa empresa de prestação de serviços ou numa indústria? Quais ordens de serviço precisam ser executadas?
Não importa o ramo, uma perda de dados pode ser catastrófica, pois paralisa uma empresa, com 10 ou com 5 mil funcionários.
Imagine a dor de cabeça com os clientes então?
Nós costumamos dizer aqui no time do Gemini que os dados são como o oxigênio.
Sem eles uma empresa sufoca.

O que fazer para não correr esses riscos?

Não é preciso necessariamente parar com o backup manual, as empresas podem e devem mantê-lo, desde que procurem evitar os riscos que mostramos antes.
Mas com certeza, se querem proteger de verdade seus dados, devem recorrer ao backup na nuvem.
O Backup na nuvem como no caso do Gemini é automático, ou seja, elimina a necessidade de agendamentos e lembranças dos funcionários para ser feito.
Toda vez que um arquivo é criado ou modificado ele sobe pra nuvem automaticamente.
É ultra seguro, os dados ficam em datacenters, que são prédios protegidos contra todos esses tipos de ameaças, tem proteção contra enchentes, terremotos, incêndios, ataques de vírus e hackers.
O Backup na nuvem do Gemini é monitorado. Temos um time que se certifica que os dados estão sendo salvos e que entra em contato com os clientes caso algum processo falhe para que seja dada uma solução rápida (E não depois de 60 dias 😊)
Além de tudo, quando feito na nuvem é barato. O custo de 1 GB armazenado hoje custa centavos, e livra a empresa de todas essas dores de cabeça e o risco de fechar as portas.

Quer saber como tornar o backup um diferencial competitivo para sua empresa? Fale sem compromisso com um de nossos especialistas clicando aqui, ou se preferir ligue para 44 3141-4900 e teremos grande satisfação em lhe prestar todas as informações para colocar sua empresa do lado certo dessa corrida.

Jeber Gonzaga

Autor: Jeber

🎯 COO | Estrategista de Crescimento | Especialista em OKRs de Alta Performance 🔗 Conectando Tecnologia, Liderança e Resultados Reais Profissional com mais de 15 anos de experiência em Tecnologia da Informação, sendo 11 deles dedicados à liderança com foco em resultados concretos, excelência, ética e respeito à cultura organizacional. Atuo como arquiteto de estratégias de crescimento para empresas de tecnologia, com forte atuação em vendas B2B, especialmente no mercado de sistemas, APIs e componentes para software houses. Desenvolvo e implemento processos comerciais inteligentes, mapeando e documentando jornadas de vendas para antecipar gargalos e acelerar a conversão. Na Unimake Software, minha missão é clara: posicionar a empresa entre as grandes fornecedoras de soluções tecnológicas para o ecossistema de software, combinando estratégia, execução e cultura de alta performance. Sólida experiência na liderança de times técnicos e comerciais, promovendo alinhamento estratégico por meio de treinamentos, palestras e coaching corporativo. Sou referência na aplicação e adaptação de metodologias ágeis (Scrum, Kanban) à realidade de negócios complexos e dinâmicos, com foco em entregas sustentáveis e eficazes. Realizo auditorias de qualidade em empresas com certificações como CMMI DEV e SERVICE. Sou especialista em estruturação de times de alta performance, planejamento estratégico, governança, gestão de processos (TI, PCP, financeiro, contábil, BI) e implementação da metodologia OKR como motor de alinhamento e tração. 📌 Conhecimento transversal em rotinas administrativas, centros de custo, finanças, faturamento, PCP, PCM, custo de produção, contabilidade e Business Intelligence. 💡 Pensamento fora da caixa, decisões orientadas por dados e estratégia com execução implacável.

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