Falta de backup pode prejudicar a reputação de uma empresa?

Não são somente os dados que estão em risco, quando estes são perdidos pela falta de backup, a reputação da empresa como um todo está em jogo.

 

Quando se fala em proteção de dados a última coisa que vem à cabeça do empresário é que a reputação da empresa também pode sofrer um “baque” caso uma perda irreversível de informações ocorra.

Calma que vamos explicar:

O baque na reputação da empresa pode acontecer em decorrência dos eventos negativos que se desenrolam depois de uma perda significativa de dados que eventualmente paralise as atividades da empresa.

A perda significativa a que nos referimos pode ser decorrente de vários tipos de ameaças, como um ataque ransomware (sequestro de dados), uma pane técnica grave no servidor de dados, furto ou roubo dos computadores, entre outras.

Uma empresa desprovida de ferramentas de proteção (antivírus, firewall e backup na nuvem por exemplo) quando vítima de uma das ameaças citadas pode perder totalmente os dados ou na melhor das hipóteses levar vários dias para recuperá-los, mesmo que parcialmente.

O que se segue nesse intervalo é o caos operacional, com entregas atrasadas, contas a receber e contas a pagar sendo feitos precariamente e gerando juros e multas, para empresas industriais o risco de atrasar a produção é iminente, reclamações de clientes e de funcionários e por ai vai, podemos arriscar que a lista de transtornos e prejuízos é quase interminável.

Riscos operacionais ou risco de reputação da empresa?

A reputação sofre um abalo assim que uma empresa mergulha no caos depois de um apagão de dados pois quase que automaticamente começa a sofrer um bombardeio de críticas, seja no boca a boca entre os clientes, seja por críticas nas redes sociais ou em sites de reclamação de consumidores, em pior grau, nos órgãos de defesa do consumidor (Procon por exemplo) e em última e pior instância sofrer um processo judicial.

Minha empresa não é famosa, quase ninguém vai notar

Grande engano, qualquer empresa, por menor que seja, tem uma “imagem” no mercado, desde a pequena oficina do bairro até a maior das multinacionais, as pessoas falam bem e mal das empresas o tempo todo.

Na era das redes sociais, que deram voz aos consumidores antes anônimos, os efeitos negativos de uma chuva da críticas são desastrosos.

Prejuízos podem ser sentidos por vários anos

Lembra que no começo da matéria falamos dos prejuízos diretos que a empresa sofreria pela perda dos dados? Pois bem, a má notícia é que eles não se resumem ao curto prazo, com cancelamentos de pedidos pontuais, atrasos de recebimentos, dias parados de funcionários etc. Eles podem durar anos.

Pense bem, quantas pessoas já não lhe disseram coisas como “Nunca mais vou naquele restaurante, a comida até que era boa, mas fiquei 20 minutos na fila do caixa” ou “Nunca mais compro naquela loja, fiz um pedido, eles levaram 20 dias para me entregar, e quando entregaram vieram faltando vários itens”?

A chuva de opções que o mercado oferece hoje em dia, em todas áreas, seja no comércio, na indústria e na prestação de serviços não permite “deslizes” das empresas, pois as críticas a uma empresa, seja pela boca de um amigo, seja pela leitura de um post em uma rede social ficam gravadas na memória das pessoas por anos, quando não, pela vida inteira.

Como proteger os dados e a reputação da minha empresa?

Já comentamos em diversos outros artigos aqui em nosso blog várias medidas que podem ser tomadas para a proteção de dados, recomendamos a leitura desse artigo aqui 4 ferramentas para deixar os hackers longe dos seus dados mas reforçando, as empresas devem estar atentas ao seguinte:

• Tenha sempre um bom sistema de antivírus.
• Mantenha sistemas operacionais (Windows por exemplo) originais e atualizados.
• Implante um sistema de Proxy.
• Implante um sistema de firewall.
• Faça campanhas de conscientização com os funcionários para não caírem em golpes virtuais (Navegar em sites e clicar em links suspeitos, não abrir e-mails estranhos, por exemplo)
• Criar rotina de trocas de senhas por todos os funcionários que usem algum tipo de sistema interno da empresa.
• Por último e não menos importante, implantar um sistema de backup na nuvem.

 

Prevenção e segurança nunca são demais, afinal todas as empresas tem uma reputação a zelar, inclusive a sua!

 

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