O Backup no servidor é uma realidade em muitas empresas, seja pela facilidade, seja pela simplicidade.
Porém os riscos desse método de backup são imensos, pois o equipamento fica exposto a uma série de situações às quais a empresa não tem controle.
Vamos analisar nesse artigo quais são esses riscos e o que a empresa pode fazer para proteger seus dados de forma efetiva.
Como funciona o backup no servidor?
Fazer o backup no servidor, dos dados corporativos é uma prática muito comum, em especial em pequenas empresas.
O Servidor é o computador que reúne os bancos de dados dos sistemas e em geral outros dados vitais.
Planilhas, contratos, XML´s das Notas Fiscais Eletrônicas, são exemplos de outros tipos de arquivos.
Esse método de backup consiste simplesmente em criar uma rotina que salve os dados numa pasta do servidor.
Ou seja, mantém-se no mesmo equipamento, uma segunda cópia dos dados.
Por que as empresas adotam o backup no servidor como forma de proteger seus dados?
Pela simplicidade e facilidade.
Simplesmente cria-se uma rotina que salva o banco de dados do sistema numa pasta.
Para os arquivos avulsos pode-se adotar uma rotina automatizada ou manual mesmo, que faça uma cópia dos arquivos num intervalo programado.
Não é necessário nenhum investimento, tampouco um conhecimento técnico especial.
Simplesmente usa-se o servidor já existente para abrigar uma cópia dos dados.
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Quais os riscos de fazer o backup no servidor?
Os riscos mais evidentes são a falta de segurança, tanto lógica, quanto física,
Segurança lógica é aquela que diz respeito a parte técnica do backup.
Como os dados estão salvos no mesmo equipamento, qualquer pane, ataque de vírus ou sequestro de dados que ele venha a sofrer põe as informações em risco.
Já ouviu aquele ditado que diz: "Não coloque todos os ovos numa cesta só"?
Aqui é a situação é essa, os dados estão concentrados num mesmo equipamento portanto qualquer incidente nesse equipamento coloca tudo em risco.
Já a segurança física diz respeito aos danos que o servidor pode sofrer dentro do ambiente da empresa.
Por exemplo um roubo, uma descarga elétrica, alagamento ou incêndio.
Apesar de serem situações extremas, sabemos que as empresas estão expostas a esse tipo de risco.
E as consequências dessa prática?
Bom, simplesmente a empresa perderia tudo.
Veja bem, se a sua reserva de emergência está dentro do cofre e o cofre some, sua reserva de emergência desaparece.
Aqui é a mesma coisa.
Se no dia a dia a empresa fazia uso dos dados dos sistemas, arquivos avulsos e o backup deles ficava no mesmo equipamento...
Portanto não é difícil imaginar que uma vez perdido, tudo perdido.
Ou seja, de uma hora pra outra a empresa simplesmente não teria mais informação alguma.
As consequências são as mais diversas, mas em geral a empresa teria dificuldade em emitir notas, controlar os estoques, receber contas.
Isso pra ficar no mais óbvio.
Viria uma enxurrada de reclamações tanto dos funcionários que não conseguiriam trabalhar, tanto de clientes.
Estes teriam prejudicados suas entregas e o seu atendimento em geral.
É fácil afirmar que perder os dados representaria o caos para a empresa.
Inclusive com o risco de um encerramento das atividades.
Gemini backup, quero saber mais!
Como evitar uma perda de dados?
A ideia do backup no servidor não é de todo ruim.
Sem dúvida demonstra que a empresa se preocupa com suas informações, porém não deve ser o único meio de proteção dos dados da empresa.
Porém outras medidas devem ser tomadas.
Uma delas é o backup na nuvem.
A empresa protege de forma automática e segura os dados fora do seu ambiente, em datacenters de última geração e de altíssima segurança.
Desse modo, mesmo que um incidente ocorra na empresa, uma cópia segura dos dados corporativos vitais estará a salvo fora.
Sua empresa tem essa preocupação?
Quais métodos são utilizados atualmente para backup dos dados corporativos?
Em nosso blog você encontrará outros materiais que falam sobre a segurança digital nas empresas.
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