Imagine a situação, você ou alguém da sua equipe faz o backup de forma manual na empresa.
Certo dia algum problema acontece, seja o furto ou pane do computador com o sistema, um ataque de vírus ou o temido sequestro virtual (ransomware).
Passado o susto você vai buscar o backup interno e descobre que a última cópia foi feita há mais de 20 dias.
Pergunta: Você sabe quantas informações sua empresa gera em 20 ou 30 dias?
Uma empresa com backup desatualizado está quase tão encrencada quanto uma empresa sem backup nenhum!
Um bom processo de backup só é seguro se ele estiver sendo feito constantemente.
Ok, você desistiu de fazer o backup manualmente e pensa em contratar um serviço de backup na nuvem.
Nesse cenário, um serviço de backup monitorado é o ideal.
Como funciona?
No modelo de backup monitorado uma equipe de colaboradores do serviço de backup na nuvem verifica constantemente o fluxo de dados que trafega do cliente.
Atenção! Jamais o conteúdo dos arquivos é acessado, apenas se verifica se os dados estão circulando entre os computadores do cliente e da empresa que fornece o backup.
Numa analogia seria o mesmo que uma câmera de segurança numa rodovia, que verifica se os carros estão passando, mas jamais, vê o que tem dentro deles.
Dessa forma, caso alguma anormalidade ocorra, é possível que a empresa entre em contato com o cliente para averiguar e solucionar a causa de uma eventual parada.
Em quais situações o monitoramento previne problemas?
Como dito anteriormente o serviço de backup monitorado foca no tráfego dos dados do cliente até o servidor na nuvem.
Em caso de uma ausência de atividade a equipe de monitoramento entra em alerta e vai buscar respostas para o possível problema.
Pode ser constatado que o backup não está sendo feito automaticamente por várias razões, tais como queda de energia ou conexão de internet no ambiente do cliente, parada do computador para manutenção, ausência do funcionário naquele determinado dia.
O monitoramento pode ajudar a prevenir problemas em situações menos óbvias e bem mais perigosas.
Imagine que nenhum problema aparente foi constatado, se há energia, internet e o colaborador está trabalhando normalmente e mesmo assim o backup não está sendo feito, alguma coisa de errado tem.
São nessas circunstâncias o backup monitorado pode ajudar o cliente a identificar problemas sérios como ação de vírus ou uma pane no sistema operacional por exemplo.
A equipe de monitoramento pode nem sempre ter as respostas, mas pelo menos vai verificar indícios que ajudarão o cliente a descobrir e resolver o problema antes que seja tarde demais.
E a sua empresa, em que cenário se encontra?
Totalmente protegida ou exposta às falhas do backup manual?
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