O mundo passou uma revolução realmente impactante nas últimos décadas, desde que a informática popularizou o uso dos computadores nas casas e nas empresas.
Antes presa ao papel, a informação se digitalizou e se disseminou.
Falando específicamente das empresas isso significou a diminuição drástica ou até mesmo o fim de diversos processos "analógicos" como contagens de estoque manuais, de extratos bancários impressos e folhas de pagamento batidas na máquina de escrever.
De repente a informação estava a um toque de distância.
Isso sem dúvida foi transformador e libertador para as pessoas, porém a mesma tecnologia que ajuda, ao mesmo tempo ameaça.
Se antes as empresas contavam com a segurança de ter suas informações em livros e fichas, que dificilmente seriam acessados ou roubados por estranhos, hoje, na era digital, não se pode dizer o mesmo.
Agora analise o seguinte:
Imagine uma empresa cuja equipe não sabe quais são seus volumes de estoque, ou valores de contas a pagar e receber?
Imagine uma empresa cuja equipe não tem mais acessos aos projetos, planilhas e contratos essenciais ao fechamento de novos negócios?
Isso poderia acontecer hoje com a sua?
Perder as informações da empresa significa a diferença entre a vida ou a morte do negócio.
Nesse cenário um tanto perturbador uma série de medidas de segurança digital devem ser tomadas, dentre eles o backup.
Sem querer, todos temos “backups” em nossas vidas.
Quando viajamos, a mala com nossas roupas é o “backup” para uma estadia fora de casa.
O estepe do nosso carro é o “backup” para caso um dos pneus fure e assim por diante.
Fazer backup dos dados é como ter um seguro de vida
Nas empresas o backup dos dados é o mecanismo que garante que exista uma cópia segura e atualizada dos arquivos da empresa, que possa ser recuperado aconteça o que acontecer.
O backup dos dados pode ser feito internamente, mas se falarmos de segurança definitiva, o backup na nuvem é a solução ideal, por dois motivos simples:
1) O backup dos dados é feito automaticamente, todas as vezes que um arquivo é criado ou alterado, dispensando assim as pessoas de terem que se lembrar de fazê-lo.
2) O backup dos dados fica fora da empresa num ambiente seguro, a prova de incêndios, panes, furtos, roubos e ataques de hackers.
E o melhor de tudo, com um custo benefício extremamente acessível, com valores que qualquer empresa pequena, média ou grande pode investir.
Sempre falamos aqui no blog do Gemini que o backup na nuvem é "última linha de defesa" dos dados de uma empresa, quando tudo o mais falha.
Temos pelo menos mais dez argumentos a favor do backup em nuvem, mas ficaremos apenas nestes dois, pois acreditamos que eles são razão suficiente para que você note a importância de manter seus dados corporativos seguros.
E a sua empresa, em que cenário está?
Tem como prática fazer backup dos dados com regularidade ou está exposta a estas ameaças?
Gostaria de saber mais sobre como proteger seus dados e evitar uma fila de transtornos e prejuízos?
Fique ligado em nosso blog pois sempre trazemos novos conteúdos sobre backup e segurança digital.
Obrigado e até a próxima.
Pingback: Empresa que perde o banco de dados sobrevive? - Blog do Gemini Cloud Backup
Pingback: Coronavírus provoca onda de golpes virtuais, saiba como se proteger - Blog do Gemini Cloud Backup