software unimake para inteligencia analitica

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, estratégias para auxiliar na tomada de decisões são cada vez mais procuradas. O Big Data e a inteligência analítica visam reunir informações e transformá-las em critérios válidos para traçar estratégias assertivas para um negócio. Essa é uma estratégia interessante tanto para as novas empresas quanto para aquelas que querem continuar crescendo.

Se você quer saber mais sobre Big Data e qual a sua importância na gestão de uma empresa. Acompanhe este post!

O que é Big Data?

Big Data é uma estratégia que visa coletar um conjunto enorme de dados a partir do rastreio de informações dos usuários no espaço virtual. Ele não apenas reúne esses dados, como atribui um significado para eles, visando extrair insights para melhorar o desempenho de um negócio e auxiliar na tomada de decisões.

Você sabe quanto vale o seu negócio? Veja como calcular!

Quais são os tipos de dados em Big Data?

Confira os três tipos de dados encontrados em Big Data:

Imagem sobre os tipos de dados em Big Data

1. Dados estruturados

Apresentam-se dentro de uma estrutura organizada, geralmente no formato de tabelas, com os dados em colunas e linhas. Exemplos: planilhas eletrônicas, banco de dados e arquivos CSV.

2. Dados semiestruturados

É uma organização diferenciada que não é armazenada em uma estrutura clara, mas possuem uma organização interna que precisa de uma pré-análise para identificar a estrutura. Exemplo: código HTML e XML.

3. Dados não estruturados

São áudios, vídeos, documentos de textos, e-mail e mensagens que não possuem uma organização clara dos dados armazenados. Exemplos: vídeos do Youtube, imagens do Facebook, conversas do WhatsApp, apresentações de Power Point.

Não tem como tirar informações úteis, por exemplo, de uma foto do Instagram sem aplicá-la em um contexto, entende?

Como o Big Data funciona?

Para que todos os dados coletados se transformem em informações úteis, o big data se organiza em três etapas principais:

Imagem explicando como o Big Data funciona
  1. Integrar: para o Big Data funcionar, primeiramente ele deve ser integrado às fontes de dados de uma empresa como sistemas de gestão, mídias sociais, arquivos em nuvem de clientes e fornecedores, dentre outros. Nesta primeira etapa os dados ainda não possuem uma classificação, eles são somente extraídos.
  2. Gerenciar: é nesta fase que se inicia a organização do grande volume de dados coletados. Eles são classificados e tratados para seguir para a etapa de análise.
  3. Analisar: esta é a etapa final, onde os dados são compreendidos e uma análise mais detalhada vai tentar extrair informações úteis para o dia-a-dia ou futuro de uma empresa.

O que é inteligência analítica?

A inteligência analítica é um conjunto de técnicas estatísticas, matemáticas que visa encontrar padrões e conhecimentos em dados. Diariamente armazenamos diversas quantidades de dados que precisam ser classificados e analisados para fornecer informações inteligentes.

Big Data x Inteligência analítica

Não basta apenas coletar uma quantidade enorme de dados e não usá-los para nada. A inteligência analítica é a etapa responsável por auxiliar na classificação e análise efetiva da grande quantidade de dados reunidas na primeira etapa do Big Data.

Utilizando ferramentas de última geração, estas duas estratégias conseguem gerar insights cada vez mais preciosos para o futuro de um negócio.

Quais são os Vs do Big Data?

O Big Data tem como base 5 pilares, são eles: velocidade, variedade, volume, valor e veracidade. Veja a importância de cada um:

Imagem explicando quais são os pilares do Big Data

1. Velocidade

A velocidade de coleta, organização e análise dos dados é uma das características principais do Big Data. Como estamos lidando com um alto volume de arquivos, a rapidez com que as ações são executadas é ideal para utilizar os dados quase que em tempo real.

2. Variedade

As informações coletadas podem ser do tipo estruturado, semi-estruturado e não estruturado. Então será possível encontrar diferentes formatos e extensões.

3. Volume

O Big Data não analisa dados de forma individual, ele reúne um volume grande de dados. Por conta disso, ele se destaca por seu alto nível de confiabilidade ao fornecer informações extraídas desses arquivos.

4. Valor

As informações oferecidas pelo Big Data devem receber o merecido valor, pois serão de suma importância para a saúde da gestão da sua empresa. Investir nessas soluções e não explorar os dados fornecidos pode ser arriscado para o futuro do seu negócio.

5. Veracidade

A veracidade do Big Data está relacionada à qualidade dos dados fornecidos. Mesmo diferentes fontes, formatos e extensões, a ferramenta consegue entregar informações limpas, inteligentes e confiáveis.

O que faz um profissional de Big Data?

Um especialista ou analista em Big Data faz a análise e a gestão de dados visando assegurar a rentabilidade e a eficiência de um negócio, além de propor novas estratégias para o futuro.

Este profissional tem uma carreira bastante promissora, pois cada vez mais o mercado busca esta área para auxiliar na gestão de um negócio. É possível encontrar oportunidade em diversos campos como indústrias, varejos, recursos humanos, serviços financeiros, setor de construção, dentre outros.

Gostou de saber um pouco mais sobre Big Data e como essa estratégia pode auxiliar na gestão do seu negócio? A coleta de dados também é importante para a ferramenta BI, quer saber mais sobre? Confira o post "Como a business intelligence (BI) pode melhorar o desempenho das empresas". Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como esse.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima