Imagem de capa nas cores branco e azul, sobre cadeia de suprimentos inteligente


A busca por ferramentas e metodologias que otimizem as etapas e gerenciamentos internos de uma organização é uma das principais frentes responsáveis por construir destaque em um mercado cada vez mais competitivo. E é nesse sentido que a cadeia de suprimentos inteligente aparece enquanto uma das soluções a essa questão.

Com demandas cada vez mais altas e um tempo de produção ainda mais curto, ela se apresenta enquanto transformadora para o ciclo de desenvolvimento de um produto ou serviço até a sua entrega ao consumidor. Para isso, recorre ao uso de diferentes tecnologias, responsáveis por trazer mais eficiência aos processos.

Então, falaremos hoje sobre o que é uma cadeia de suprimentos inteligente, os elementos que a compõem e seus principais benefícios. Confira!

O que é uma cadeia de suprimentos inteligente?

A cadeia de suprimentos inteligente é uma metodologia que busca recorrer a um conjunto de soluções tecnológicas que conectam, articulam e otimizam as operações relacionadas ao processo de produção. Com elas, as necessidades passam a ser identificadas com maior precisão e mais eficiência, possibilitando um adiantamento de possíveis deficiências e carências.

O termo cadeia de suprimentos inteligente é uma espécie de evolução da definição de supply chain, cadeia de suprimentos, conceito relacionado a um agrupamento de processos que buscam tornar mais assertivo o ciclo de desenvolvimento de determinado produto — desde sua concepção, aquisição de matéria-prima, desenvolvimento, transporte e entrega final.

Ao colocar essa ferramenta em prática, uma organização ou indústria passa a conseguir prever possíveis alterações do mercado e número da procura, de modo a oferecer resoluções de maneira mais prática e rápida. Por isso, o seu maior objetivo é o de conter qualquer possível desordem ou discrepância nas etapas de produção.

Leia também: Ciclo Operacional e Financeiro: entenda com a Unimake!

Quais ferramentas compõem a cadeia de suprimentos inteligente?

A integração de tecnologias é o que confere a inteligência a este conceito, ao viabilizarem o processo de automação dos procedimentos.

Elas são incorporadas visando erradicar possíveis contratempos e distúrbios desses movimentos, como um aumento repentino de procura, desencontros da comunicação de procedimentos internos e externos, análise falha de informações e até mesmo dificuldade na identificação precisa de pontos de melhora.

Com isso, alguns dos elementos que passaram a compor o processo de cadeia de suprimentos serão apresentados a seguir. Confira:

Blockchain

Blockchain, ou''cadeia de blocos'', é um elemento que, ao ser incorporado na cadeia de suprimentos inteligente, possibilita uma facilitação de acesso às documentações relacionadas a uma supply chain.

Com ela ocorre uma maior transparência, proteção e rastreabilidade dessas informações, permite que seja localizada alguma etapa específica e qualquer possível intercorrência que possa ter ocorrido ao longo da produção. Mas esse processo conta com um avançado sistema de criptografia, que garante que esses dados não possam ser mascarados, alterados ou excluídos.

ERP - sistema de integração

O ERP, Enterprise Resource Planning, é um sistema de gestão capaz de reunir e conectar informações e processos de uma organização.

Quando aliado ao uso de inteligência artificial, passa a compreender e identificar padrões da sua cadeia de suprimentos a partir da execução dos departamentos, viabilizando mais precisão da produtividade.

E, com base nesses dados, permite um acesso seguro e facilitado, com uma maior rapidez na resolução de falhas e ocasionando em um melhor diálogo entre os setores internos e externos.

Internet of Things

Internet of Things, ou internet das coisas, é um conceito que abrange um conjunto de dispositivos que passam a estar interligados e utilizando de uma tecnologia que visa oportunizar a comunicação entre eles e também o armazenamento em nuvem.

Na prática, diferentes objetos e maquinários que integrem alguma fase de produção da supply chain inteligente passam a ter uma troca e registro de informações automatizada, produzindo um volume mais rico e qualificado também de dados, podendo ser monitorados e controlados à distância.

Business Intelligence (BI)

Business Intelligence é um sistema que tem enquanto finalidade auxiliar no processo de tomada de decisões, à medida que integra um conjunto de informações e disponibiliza de forma facilitada e otimizada a sua visualização por parte de gestores.

Por meio dos gráficos apresentados, é possível analisar com maior precisão etapas específicas, compreender seu desenvolvimento e gerar insights essenciais para uma maior assertividade da execução.

Quais os benefícios de aplicar a supply chain inteligente?

A busca por maneiras mais eficientes de conduzir o seu sistema de produção apresenta uma série de benefícios práticos. Veja alguns dos principais:

  • Identificação e antecipação de aperfeiçoamentos: compreender a fundo o desenvolvimento de sua produção e todas as suas etapas transformam a capacidade do seu negócio em se antecipar e conseguir realizar análises e previsões de mercado, com base no desempenho, demandas e em suas alterações, que passam a ser identificadas com maior precisão;
  • Distribuição adequada de recursos: entender quais recursos são necessários para uma produção de qualidade significa uma melhor alocação de investimentos e materiais, assegurando que cada ciclo receba os insumos necessários;
  • Maior transparência: uma supply chain inteligente oportuniza uma total assimilação dos processos e um compartilhamento com colaboradores, consumidores, parceiros e fornecedores, trazendo muito mais transparência para essas relações;
  • Aumento da qualidade da entrega: uma consequência desses inúmeros aprimoramentos é o aumento na qualidade dos produtos a serem entregues aos clientes. Afinal, com todas as etapas anteriores de fabricação devidamente controladas e monitoradas, é lógico que ocorra o fornecimento de resultados com maior excelência.

Como aplicar na prática?

Não é possível implementar uma supply chain inteligente sem estar atento e buscar acompanhar as principais tendências e inovações do mercado tecnológico.

Além disso, algumas outras etapas também são compreendidas enquanto fundamentais. Primeiramente, é necessário conseguir compreender a fundo e buscar identificar suas principais demandas, gargalos de produção e orçamento de investimento.

Após essa fase, a aplicação de treinamentos e o incentivo e transformação para uma cultura organizacional voltada para a modernização é fundamental, afinal, os colaboradores serão os operadores essenciais para essas ferramentas. Também é preciso criar padronização de processos, de forma a assegurar uma regularidade e estabilidade no desenvolvimento e entrega.

É então que entra a etapa de escolha dos softwares e tecnologias que mais se adéquam ao porte e nicho do seu negócio, e que irão proporcionar as resoluções desejadas.

Opte ainda por fornecedores que estejam ajustados a esses novos objetivos e estratégias, assegurando que seu planejamento não seja lesado por uma falha de comunicação ou de entrega por conta desses parceiros. Afinal, todo o desenvolvimento e produção da sua organização precisam estar orientados para essa concretização.

Esperamos que você tenha gostado de compreender um pouco mais a fundo sobre a cadeia de suprimentos inteligente, seus componentes e de quais formas pode beneficiar e otimizar o processo produtivo de uma empresa. Agora, que tal buscar colocá-la em prática?

Acompanhe nosso blog para essas e outras informações sobre as melhores soluções tecnológicas para organizações. Aproveite para ler nosso post sobre gestão de estoque e sua importância estratégica.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima