Imagem de capa nas cores branco e azul, sobre compliance fiscal: o que é e como aplicar?

A conformidade fiscal trata-se de um conjunto de normas e práticas essenciais para garantir que as empresas atendam a todas as obrigações fiscais e regulatórias impostas pelas autoridades governamentais.

Neste post, exploraremos em detalhes o que é compliance fiscal e como aplicá-lo de forma eficaz em seu negócio. Continue a leitura e fique por dentro dos conceitos fundamentais, melhores práticas e como essa abordagem pode contribuir para a saúde financeira e a reputação de sua empresa.

O que é compliance fiscal?

Compliance fiscal é a de adequação das diretrizes com a área jurídica e financeira de seu negócio. O objetivo principal é que a empresa esteja dentro do cumprimento de normas e regulamentos. Assim, essa prática busca tratar inconformidades antes de maiores problemas.

Algumas empresas optam por ter um departamento para essa fiscalização interna. Porém, a direção da empresa ou os recursos humanos também podem usar desse dinamismo para o monitoramento de processos, que está diretamente ligado com o planejamento tributário.

O ato do compliance (sem ser o fiscal) tem como surgimento no início do século XX junto com a criação das primeiras agências fiscalizadoras norte-americanas. O responsável deste setor fica a cargo do cumprimento de diversas normas relacionadas ao capital e ao jurídico da empresa. Apenas com o passar do tempo é que surgiu uma área especializada em questões fiscais.

Qual o papel do compliance fiscal em uma empresa?

O papel do compliance fiscal é de controle e avaliação de normas, procedimentos e registros de informações. Esse setor tem como função estabelecer o mínimo de riscos fiscais. Assim, manter regular a legislação e uma boa saúde financeira são duas de suas principais preocupações. Algumas atividades que podemos citar é:

Imagem de capa nas cores branco e azul, sobre qual é o papel do compliance fiscal em uma empresa
  • Cobranças feitas de maneira correta e registrada;
  • Controle de infratores;
  • Regular os pagamentos de impostos das empresas;
  • Manter a empresa dentro das normas de fiscalização.

Quais são os benefícios do compliance fiscal?

Esse cargo assume responsabilidades tributárias da empresa, equilibrando a situação econômica com as leis. Assim, os benefícios principais são manter o negócio saudável e sem problemas de regulamentos. Porém, vão além:

Imagem de capa nas cores branco e azul, sobre os benefícios do compliance fiscal

Controle e monitoramento da empresa

Para o gestor ou empresário, ter o controle do que ocorre nas finanças e documentações de sua empresa é de grande importância para tomar decisões importantes. Além disso, evita surpresas de multas ou processos mais graves.

Estocagem e organização de documentações

Comprovantes fiscais, declarações e análise de informações precisam estar em dia. Estocar essas notas de maneira organizada torna mais fácil retomar algo quando necessário.

Manter os arquivos de documentos acessíveis e controlados beneficia a segurança da empresa. Evita possíveis problemas de terceiro e sempre regulamenta as atividades internas e externas de forma eficiente.

Análises constantes da saúde financeira

O compliance fiscal detecta possíveis problemas nos dados econômicos, tendo como função o equilíbrio da legislação com a saúde financeira da sua empresa. Além disso, faz constantes análises podendo auxiliar na precisão de gráficos financeiros. Com essas informações você consegue prever o crescimento e estipular o lucro real.

Ganho de autoridade e valor na marca

Uma empresa com um controle contínuo do financeiro e nos parâmetros legais mostra responsabilidade como empreendimento. A credibilidade está ligada diretamente com essa prática.

Se envolver em escândalos por desvios fiscais ou não ter controle sobre as finanças descredibiliza um negócio. Garantir seguramente permite que o valor da marca tenha força no mercado.

4 divisões das práticas da compliance fiscal

Implantar essas práticas, de maneira efetiva, precisa de um conjunto de mudanças. Além disso, considere o tamanho de sua empresa para definir o tamanho desse setor. Assim, separamos 4 das principais divisões desse setor:

Imagem de capa nas cores branco e azul, sobre quatro divisões das práticas do compliance fiscal

1. Planejamento Tributário Estratégico

O planejamento tributário estratégico é o cerne do compliance fiscal. Envolve a análise de estratégias fiscais que permitem à empresa reduzir sua carga tributária de forma legal. Isso inclui a otimização de impostos por meio de deduções, créditos fiscais e estratégias de minimização de impostos, além da escolha de estruturas de negócios que minimizem a exposição fiscal.

Assim, manter uma boa gestão fiscal é ter em mãos todas as notas para comprovar que sua empresa está nos conformes é necessário.

2. Registro e Relatórios Precisos

Manter registros precisos e realizar relatórios adequados é uma parte fundamental do compliance fiscal. Isso inclui o correto preenchimento de declarações de impostos, relatórios de transações financeiras, e manutenção de registros contábeis detalhados. A falta de registros precisos pode resultar em penalidades significativas e problemas legais.

3. Gestão de Riscos e Conformidade em Tempo Real

A gestão de riscos e conformidade em tempo real envolve a implementação de sistemas e processos que monitoram continuamente as operações da empresa para garantir que estejam em conformidade com as leis fiscais em constante mudança. Isso inclui o monitoramento de transações financeiras, atualizações regulatórias e ajustes imediatos quando necessário.

4. Auditorias Internas e Externas

Auditorias internas e externas são ferramentas cruciais para avaliar o cumprimento das políticas fiscais e identificar potenciais riscos. As auditorias internas permitem que a empresa reveja seus próprios processos para garantir conformidade, enquanto as auditorias externas são conduzidas por terceiros para verificar a precisão das informações fiscais e financeiras.

Compliance fiscal e uso de novas tecnologias de gestão

Uma das novas tecnologias é o sistema ERP que potencializa a organização e a clareza da documentação da empresa, isso diminui consideravelmente o custo de impressão em grandes empresas. Além disso, evita erros recorrentes, otimiza a busca de antigos arquivos e gera uma segurança judicial.

Dessa forma, o sistema de documentação digital faz com que o fluxo dos processos seja eficaz e rápido. Logo, o mundo digital se torna aliado de empreendedores e na gestão de seus negócios!

Gostou do conteúdo? Então, acompanhe o blog da Unimake. Aqui temos informações e novidades para você empreendedor e gestor, leia também: Gestão de estoque o que você precisa saber sobre ela!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima