empowerment

Qual gestor não tem o sonho de trabalhar com uma equipe super motivada, que traga diversas ideias e que contribuam ativamente, trazendo soluções eficazes para o projeto? Sabemos que essa não é a realidade em muitas empresas, mas felizmente existe um conceito que pode tornar as coisas para melhor.

Se você atua na área de gestão, provavelmente já deve ter ouvido falar em Empowerment, um conceito que descentraliza todo o poder das tarefas de uma pessoa e a generaliza por entre os colaboradores de uma equipe. Os resultados dessa ideia, se bem aplicadas, podem ser positivas.

Esse conceito pode ajudar em diversas gestões, como na gestão fiscal ou qualquer outra que a sua empresa tenha atualmente. A Unimake traz para você um post explicando melhor sobre esse conceito de gestão, como ele funciona e quais são os seus benefícios. Acompanhe abaixo o artigo!

O que é empowerment?

É um conceito de gestão em que seu foco é descentralizar a delegação de uma tarefa e torná-la autônoma por entre os colaboradores de uma equipe. Ou seja, se permite que os membros possam agir ativamente nas decisões de um projeto ou até mesmo da empresa.

Imagem de capa sobre o que é empowerment

Dessa forma, o empowerment age em quatro níveis diferentes, podendo assim contribuir positivamente na produção e qualidade do trabalho.

Como funciona empowerment?

Então, podendo trazer autonomia aos seus colaboradores na decisão de projetos, o empowerment age em diferentes níveis, sendo eles: liderança, motivação, poder e desenvolvimento. Com isso, a pessoa aprende a fazer delegações e assumir responsabilidades que antes eram centradas em somente um indivíduo.

Imagem de capa sobre como funciona empowerment

Para ficar mais contextualizado essas ações, entenda um pouco desses níveis:

1. Liderança

Um ponto que se deve ter muita atenção e que muitas empresas correm o risco de perder grandes líderes por não haver um incentivo. Dessa forma, o empowerment no nível de liderança age como uma forma de incentivar e despertar em outros colaboradores esse senso de líder, tudo isso por parte de outros líderes e gestores.

Esse despertar faz que, com o tempo, tenham mais pessoas capacitadas e aptas para agirem com autonomia dentro de um projeto e nas decisões dele. Uma das metodologias utilizadas por alguns gestores é o plano de ação 5W2H, que pode facilitar no processo de criação e de estruturação dos projetos.

E assim, o objetivo do empowerment no nível de liderança é conseguir tornar mais pessoas proativas e que consigam agir de forma mais independente.

2. Motivação

Um dos processos importantes que a empresa deve investir é a motivação constante que seu colaborador deve receber. Isso ocorre por atividades que façam a pessoa tanto se autodesenvolver como encontrar um propósito com base nos valores da empresa.

Essas atividades podem ser ocorrer durante o dia a dia, mostrando ao colaborador que ele é parte da empresa e que junto de outros membros, podem alcançar os objetivos. Esse nível do empowerment também acontece por feedbacks diários que mostram os pontos a melhorar e o que foi positivo. Assim, ele pode se sentir valorizado além de ter um processo contínuo de melhora.

3. Poder

Em qualquer ambiente de trabalho o poder das decisões são centralizadas e, às vezes, tomadas por somente uma pessoa. Esse nível busca por trazer uma forma de descentralizar esse poder, não ficando apenas a cargo dos gestores e líderes.

Dessa forma, o colaborador não fica somente no cumprimento de ordens. Com essa descentralização, ele é totalmente inserido nas decisões de projetos, tendo uma autonomia maior e mais compreensão de suas responsabilidades. Esse fator é positivo no quesito em produtividade, em que as demandas não precisam estarem constantemente dependentes de cobrança por um único gestor ou líder.

4. Desenvolvimento

E agora que os colaboradores fazem parte das decisões de tomada dos projetos e empresa, é preciso que ele esteja em constante desenvolvimento de suas habilidades e competências. Por isso, investir neste nível do empowerment traz ao colaborador uma forma de tomar decisões assertivamente e mais rapidamente, isso pelo fato de que, com esses processos de desenvolvimento, ele terá novas informações e técnicas que sejam necessárias para esse tipo de ação.

A empresa que investir nesse processo está construindo um banco de talentos, oferecendo mais oportunidades para os colaboradores poderem melhorar suas competências para o âmbito profissional e pessoal. Esse fator pode ser positivo por manter o colaborador em constante aprendizado, podendo criar metas e objetivos a serem conquistados.

Quais os benefícios do empowerment?

Vimos que os níveis podem contribuir e muito para o colaborador, assim como para a empresa. Mas quais os benefícios do empowerment? Veja abaixo algumas delas:

Imagem de capa nas cores azul e branco, sobre quais os benefícios do empowerment?
  • Autonomia dos colaboradores: com essa gestão, o membro da equipe poderá ter uma maior sensação de pertencimento a empresa;
  • Desenvolvimento profissional: tendo novas responsabilidades, vem a implementação de novas ferramentas e técnicas que possam ajudar nas novas funções;
  • Proatividade: por receber confiança da empresa e pelos feedbacks positivos, o colaborador terá mais proatividade em realizar as tarefas nas decisões;
  • Fluxo melhor de comunicação: em um ambiente onde todos estão comprometidos, as informações se tornam mais claras além de acontecer feedbacks e troca de ideias;
  • Uma melhor relação entre empresa e colaborador: comos desenvolvimentos e demonstrações de confiança, a relação entre a empresa e o colaborador pode se tornar mais próxima, tornando a cultura organizacional da empresa mais fluída e natural.

Como aplicar o empowerment?

Sabemos que fazer a aplicação desses conceitos de gestão pode levar algum tempo até que ela se efetive completamente. Mas abaixo você verá algumas formas de aplicar o empowerment, podendo trazer a sua empresa resultados positivos.

Imagem de capa nas cores branco e preto, sobre como aplicar o empowerment

Compartilhe a visão do seu negócio

Aqui os melhores gestores é que sabem compartilhar informações sobre o negócio aos colaboradores de forma estruturada e que seja consistente simultaneamente. Agindo dessa forma, a equipe consegue entender melhor qual a missão da empresa, além dos valores, trabalhando de maneira que possam alcançar os objetivos propostos pela empresa.

Reconheça o trabalho feito pela equipe

Muitos profissionais preferem um maior conhecimento de que seu trabalho está sendo bem executado e reconhecido do que apenas receber um salário todo final de mês. E é aqui que o empowerment entra.

Por isso, mostre ao seu colaborador que está acompanhando o seu processo, tanto de evolução como na de realização das atividades de um projeto. Isso pode ser feito por pequenas comemorações após uma tarefa bem executada ou então por feedbacks positivos.

Incentive a opinião da equipe

Não é ótimo para uma empresa onde um gestor realiza as ações sem antes mesmo de um teste ou do que a equipe pensa. Assim, tenha canais onde os colaboradores possam demonstrar suas ideias e soluções. Ter um ambiente em que todos prezam pelo sucesso, tanto dos projetos como da empresa, é excelente e traz um maior crescimento para todos.

Além de manter um canal de comunicação ao seu colaborador, é importante manter um ao seu cliente. Veja em um de nossos posts onde explicamos melhor sobre canal de atendimento ao cliente.

Então vimos que esse conceito de gestão empowerment é uma forma de mudar a cultura organizacional de uma empresa, e que agrega positivamente. Mas lembre-se de sempre ir aplicando os métodos gradualmente para não criar um choque entre colaboradores.

Continue lendo o blog e veja mais informações em nossos posts. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima