Porque o backup na nuvem para empresas monitorado é a melhor opção

O backup na nuvem para empresas monitorado, é a ferramenta mais robusta para garantir a recuperação das informações corporativas.

 

As empresas produzem imensos volumes de dados diariamente, e dentro dessas informações é que está a “alma” do negócio.

Correr o risco de perder estes dados significa colocar a própria negócio em risco, por isso as empresas precisam se cercar de ferramentas de proteção que em primeiro plano evitem a perda (Antivírus, Firewalls, etc.) e como uma segunda barreira, a recuperação dos dados em caso extremo.

 

Nesse cenário o backup na nuvem monitorado é com certeza a ferramenta mais poderosa.

Ah, mas o backup manual resolve…ou não?

Como já tratamos em outros artigos aqui no blog, o backup convencional, aquele feito em computadores, HD´s ou Pen Drives dentro da empresa é sujeito a pelo menos dois riscos seríssimos.

 

O primeiro deles é a frequência com que é feito, ou seja, qual é o grau de “lembrança” que ele é feito pela equipe.

A pessoa responsável por fazer o backup está de fato o fazendo? Ela tem uma rotina e uma disciplina para salvar os dados todos os dias?

Se esse profissional esquecer um dia que seja, o baque pode ser grande em caso de uma perda, pois o backup a ser recuperado estará furado e isso gerará um transtorno enorme.

 

O segundo e importante ponto do backup feito internamente é a segurança dos dados em si.

O HD, o servidor, ou (Deus nos livre!) o pen drive onde ficam os dados estão em local seguro?

Eles estão sujeitos a serem furtados?

E se houver um incêndio ou alagamento na empresa, eles “sobreviveriam”?

 

Leia também:

Porquê automatizar o backup da empresa?

Como funciona o backup na nuvem e quais as vantagens para as empresas

 

Veja, pouquíssimas empresas tem uma estrutura de segurança capaz de prevenir eventos trágicos como esses.

Resumindo, os dois grandes problemas do backup manual são a frequência e a segurança e uma empresa tem que gastar uma energia muito grande para garanti-los.

Backup na nuvem + monitoramento = segurança extrema

O backup na nuvem por outro lado oferece o melhor dos dois mundos.

Pois sendo automático a frequência é constante, nosso serviço de backup na nuvem Gemini por exemplo, faz o backup automaticamente toda vez que o arquivo é salvo e encerrado, de modo que o usuário sempre terá uma versão atualizada de seus dados sem precisar “se lembrar” de fazer isso.

No quesito segurança, além da criptografia dos dados entre os computadores do cliente e nosso datacenter de última geração que impede que alguém desautorizado possa acessar a informações, há a segurança do próprio datacenter em si, que consta com os mais modernos dispositivos de segurança contra acessos não autorizados, furto, incêndios, alagamento e numa situação extrema, até queda de aeronaves.

Isso significa que os computadores onde ficam os dados dos clientes estão protegidos com o que há de mais moderno em termos de segurança digital e segurança física.

E por fim o monitoramento do backup, que é realizado por nossa equipe de especialistas a fim de garantir que nada saia de errado.

 

Monitoramento do backup na prática, como funciona?

O monitoramento fornecido pelo nosso serviço de backup na nuvem Gemini assegura que nossa equipe de especialistas acompanhe o fluxo de dados (Jamais acessaremos os arquivos do cliente) dos computadores até nosso datacenter.

Caso algum incidente ocorra, como uma parada inesperada do backup, uma longa ausência de atividade ou qualquer outra anomalia, nossa equipe entra em contato com o cliente para verificar o que aconteceu e a partir daí tomar as medidas corretivas necessárias.

Por exemplo, um computador foi infectado por um vírus que interrompeu as atividades de backup, em primeiro momento será captado pelo time Gemini que houve uma paralisação no serviço.

Nossos monitores entrarão em contato com o cliente a fim de verificar o problema, com isso uma solução será dada em poucas horas e o backup será normalizado, o que do contrário poderia levar dias para ser descoberto.

 

Uma outra situação ilustrativa seria a queda da internet do cliente.

Nossos monitores observarão que depois de alguns minutos nenhum computador do cliente subiu nenhuma informação, o que é particularmente estranho num dia normal de trabalho.

Novamente surge um indicio de que algo incomum aconteceu e que está impossibilitando o backup automático, nesse caso felizmente e menos grave, basta que a empresa de Telecom reestabeleça a conexão para que tudo se normalize.

Concluindo a combinação backup automático na nuvem mais acompanhamento monitorado cria uma camada de proteção extra aos dados da empresa, minimizando em muito os riscos de um incidente grave com as informações.

 

Add um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *