Imagem de capa nas cores branco e azul, sobre escalabilidade em nuvem


Para acompanhar as mudanças do mercado, uma empresa precisa contar com uma estrutura preparada que permita se adequar à realidade e não ficar atrás dos seus concorrentes.

Com processos cada vez mais digitalizados, o armazenamento de dados de um negócio, tanto referente aos seus processos internos quanto de seus clientes, pode se tornar um desafio quando começa a ficar volumoso.

Diante disso, a escalabilidade na nuvem vem sendo uma ótima solução para aqueles que precisam de constantes mudanças na sua estrutura de trabalho e ainda garante a segurança das informações armazenadas. Quer saber mais? Acompanhe o post!

O que é escalabilidade na nuvem?

Escalabilidade se refere à possibilidade de expandir ou reduzir digitalmente os recursos tecnológicos de uma empresa conforme a sua demanda, sem que essas alterações provoquem a perda de sua capacidade e desempenho. Esse é um dos grandes benefícios do armazenamento na nuvem!

O armazenamento físico de dados, softwares ou aplicativos demandam um investimento como em máquinas, cabos, geradores e servidores. Nesse caso, se for preciso a ampliação da capacidade da empresa, será necessário um novo levantamento de equipamentos e, consequentemente, um novo gasto.

Com a flexibilidade da nuvem, é possível contratar somente o que será usado para o momento, sem limites para redução ou ampliação. Dessa forma, se uma empresa conta com períodos de oscilação entre maior e menor acesso, ela não precisará investir na ampliação de sua estrutura física e arriscar ter um material parado e sem uso.

Tipos de escalabilidade

Para entender a escalabilidade em nuvem é necessário conhecer os tipos de escalabilidade existente e suas características:

Escalabilidade vertical

Na escalabilidade vertical se adiciona recursos tecnológicos a uma estrutura já existente. Esse é o tipo mais simples e é uma opção mais barata do que adquirir um novo hardware e configurar um novo sistema do zero.

Porém, cada hardware tem sua limitação de espaço e capacidade e vai chegar um momento que ele não suportará a expansão e atualização do sistema.

A escalabilidade vertical é indicada para aquelas empresas com um uso fixo, ou seja, que não tem a necessidade do crescimento da sua parte de TI.

Escalabilidade horizontal

Já a escalabilidade horizontal é ilimitada. Ela tem como base a conexão entre softwares e hardwares. Assim, se a capacidade de um equipamento chegar ao seu limite, é só conectar outra máquina, criando uma rede de servidores.

Aqui não é realizada nenhuma mudança no sistema em execução. Mas sim, a adição de novos recursos conforme a necessidade. Apesar de ter um custo inicial maior comparada à vertical, é recompensador para as empresas que estão em constante crescimento.

É utilizada, por exemplo, quando uma empresa necessita do armazenamento de um banco de dados. Com o seu crescimento será necessário aumentar o espaço disponível e adicionar novas ferramentas para deixar o serviço eficiente em escala.

Escalabilidade diagonal

A escalabilidade diagonal combina o modelo vertical e horizontal. Isso significa que há a adição de hardwares ou recursos ao sistema e também o aumento de equipamentos conforme a necessidade de cada cenário.

Aqui, no caso da adição de um servidor, é feita a clonagem do sistema das máquinas já existentes.

infográfico com os os os três tipos de escalabilidade

4 Benefícios da escalabilidade de nuvem

Agora que você entendeu o conceito da escalabilidade de nuvem, vamos ver quais são os benefícios de utilizar essa estratégia na sua empresa:

1. Maior capacidade de armazenamento

O uso de sites, softwares e aplicativos geram, diariamente, diversos dados valiosos para uma empresa. A partir dele é possível analisar o comportamento do público, extrair insights e traçar estratégias mais assertivas.

Por isso, armazenar e processar essas informações é de extrema importância! E para isso, a escalabilidade na nuvem é uma ótima opção para manter os dados salvos pelo tempo que for necessário.

Confira: Público-alvo: Entenda e defina qual é o ideal para sua empresa

2. Flexibilidade

Com a constante mudança do mercado, as empresas precisam estar preparadas para as oscilações que podem acontecer sem que isso cause um impacto grande na sua gestão. E isso pode acontecer com o aumento repentino das vendas ou o corte de recursos durante um momento de crise.

Com a escalabilidade em nuvem é possível mudar rapidamente a sua estrutura tecnológica para adaptá-la à nova realidade.

3. Redução de custos

Quando gerenciamos um negócio, sabemos que todo recurso investido deve ter um objetivo de retorno. Para manter uma estrutura de TI é preciso pensar não somente no investimento inicial, mas também na manutenção mensal que ela vai gerar.

Um equipamento montado sem uso significa um prejuízo aos cofres da empresa. Isso pode ser reduzido com a escalabilidade em nuvem. Utilizando tecnologias escalonáveis, o gasto será somente com o que vai ser utilizado.

4. Segurança

Além das vantagens acima, a escalabilidade em nuvem possui uma característica muito importante: elas são seguras! Isso porque as plataformas utilizam sistemas de criptografia de dados, que controlam o acesso de terceiros às informações armazenadas.

Ela também oferece a opção das empresas realizarem backups com frequência, outra forma de manter os dados seguros.

infográfico mostrando os benefícios da escalabilidade de nuvem

Dicas para aplicar a escalabilidade na nuvem em um negócio

A escalabilidade na nuvem com certeza será uma ferramenta que vai fazer o seu negócio crescer com maior segurança e eficiência. Para te ajudar a aproveitar esse recurso, separamos algumas dicas:

1. Elabore um plano

O planejamento é o primeiro passo para iniciar qualquer mudança em um negócio. E para otimizar o uso da nuvem, não é diferente! É fundamental definir estratégias em cima de um objetivo claro.

Lembre-se também de analisar quais serão os possíveis impactos nas diferentes áreas do negócio com essa mudança.

2. Invista no armazenamento em nuvem

A escalabilidade na nuvem apresenta diversas vantagens para um negócio. Por isso, invista em uma infraestrutura de qualidade, que ofereça recursos que vão poder se adequar às suas necessidades futuras de crescimento.

3. Contrate um sistema de gestão integrada

O sistema ERP é um ótimo aliado no sistema de gestão de qualquer negócio. Ele é indicado para as empresas que querem aumentar a qualidade do seu serviço e trabalha com um modelo escalável, que acompanha as mudanças do mercado.

Os ERPs trabalham com base na nuvem e auxiliam de forma eficiente na escalabilidade na nuvem.

4. Planeje a escalabilidade

Como já dizemos, ter um planejamento é a base para aplicação de uma mudança. É preciso estar claro qual a real necessidade de o armazenamento de dados para projetar a escalabilidade do sistema de forma assertiva.

E isso deve ser considerado não apenas no cenário atual, mas prevendo as possíveis mudanças de crescimento e outros fatos que podem ocorrer.

Por exemplo, muitos comércios têm um grande crescimento de vendas em períodos sazonais, como dia das mães, dos pais e natal. Assim é possível traçar estratégias para estas épocas e preparar o uso das suas estruturas de TI para oferecer um serviço escalável com eficiência.

5. Garanta a segurança das informações armazenadas

É muito importante garantir a segurança dos dados tanto da empresa quanto de seus clientes. A privacidade das informações pessoais é garantida por lei e os sistemas com armazenamento em nuvem estão preparados para garantir a integridade dos dados.

A escalabilidade na nuvem é uma tendência no mercado que está em constante crescimento. Ela garante uma flexibilidade a um negócio e é um reforço significativo no quesito segurança. Que tal começar a colocá-la em prática? Continue acompanhando nosso blog e acompanhe diversas dicas para melhorar a gestão do seu negócio.

infográfico de como aplicar a escalabilidade na nuvem em um negocio

Aproveite sua leitura e leia também nosso post sobre Indústria 4.0 e entenda a tecnologia e transformação que ela tem causado no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima