benchmarking

É comum ouvir por aí que um empreendedor não precisa ter soluções criativas para tudo, mas que deve ser bom analisar o que está dando certo na concorrência, ou seja, fazer um bom benchmarking. O processo envolve a análise do comportamento de empresas excelentes na sua área para copiar ou usar como referência em um negócio.

Essa é uma ótima solução estratégica para se ter uma visão sistêmica, importante para quem quer crescer e se desenvolver em um mercado cada vez mais competitivo. Se você quer entender melhor sobre o assunto, saber quais são os tipos de benchmarking e como implementar esse processo no seu negócio, acompanhe o post!

O que é benchmarking e qual sua finalidade?

Benchmarking é o processo de pesquisar e analisar o que empresas que atuam no mesmo nicho que seu estão fazendo em relação aos seus produtos, serviços, processos de venda e comparar como seu negócio está desempenhando em relação a estes concorrentes.

Tem a finalidade de melhorar algum processo interno ou começar um novo projeto em uma empresa. Nesses momentos, ter uma referência ajuda a diminuir o tempo de execução e pode aumentar as chances de sucesso.

vetor com conceito de benchmarking ideia de desenvolvimento

Benchmark ou benchmarking: veja a diferença

Benchmarking é o processo de pesquisa e análise de concorrentes e benchmark é a referência desse processo, ou seja, a empresa que será analisada. A Souza Cruz, por exemplo, é benchmark em logística. Já um empreendedor que se inspira e tenta adaptar o jeito Souza Cruz de fazer o leva e traz à sua realidade está fazendo benchmarking.

Benefícios de fazer benchmarking

Se comparar com os concorrentes é algo totalmente normal no mundo dos negócios. Temos que avaliar como crescer, se desenvolver e conquistar cada vez mais clientes e isso é mais efetivo quando nos baseamos em fatos. É claro que nem tudo que as outras empresas fazem é uma boa opção para seu negócio, por isso, essa análise também vai te mostrar o que não fazer.

Veja alguns benefícios que um processo de análise bem feito pode trazer para sua empresa:

imagem mostrando os benefícios de fazer benchmarking
  • Conquistar mais espaço no mercado e ganhar reconhecimento no nicho;
  • Traçar objetivos alcançáveis e motivar a equipe com resultados reais já atingidos por outras empresas;
  • Identificar novas tendências do setor que atua;
  • Criar um plano de desenvolvimento com estratégias para guiar o crescimento da empresa;
  • Aprimorar processos e práticas empresariais;
  • Identificar pontos de melhoria;
  • Redução de custos;
  • Diminuição de erros internos.

Confira o post: Entenda a classificação de risco e como otimizá-la.

Tipos de benchmarking

Antes de aprendermos como colocar o benchmarking em prática é preciso conhecer os tipos que existem e entender como cada um pode auxiliar na sua empresa. Conheça os principais e como eles funcionam:

imagem dando os tipos de benchmarking com vetor

Benchmarking Competitivo

Como o próprio nome sugere, este tipo de benchmarking tem o foco em usar os concorrentes como referência. O objetivo aqui é analisar como um determinado produto ou serviço, processo ou a gestão se performa em relação a quem disputa clientes diretamente com você. Geralmente, o acesso a esses dados é realizado por empresas de consultoria.

Benchmarking Genérico

Já no benchmarking genérico a comparação é com empresas que não são concorrentes diretos da sua, mas que são boas referências de mercado. Muitas vezes, nem trabalham com o mesmo produto ou setor que a sua, mas oferecem ótimas oportunidades de identificar pontos de melhoria na gestão e em processos do seu negócio.

Benchmarking Interno

É uma análise entre os setores internos de uma companhia com propósito de ver o que está dando certo e o que pode ser melhorado para aumentar a produtividade e melhorar os resultados. Em questão de custo financeiro, é o benchmarking mais em conta de se fazer, por ser um processo interno e que não precisa envolver terceiros.

Benchmarking de cooperação

O benchmarking de cooperação ocorre quando duas empresas criam um acordo para trocar experiências. Geralmente, elas são de setores complementares como uma vende um produto e a outra trabalha com relacionamento com o cliente. Nessa parceria, pode-se fazer um levantamento das estratégias que deram certo e ver como essas companhias podem crescer juntas.

Como fazer um benchmarking de uma empresa?

Se você se convenceu das vantagens que o benchmarking pode trazer para seu negócio e quer iniciar este processo, siga essas etapas para implementá-lo de forma eficaz:

imagem mostrando como fazer um benchmarking de uma empresa com vetor de benchmarking

1. Faça uma análise interna

Primeiramente, é preciso avaliar os processos da sua empresa e tentar identificar qual vai ser a área do benchmarking. O processo vai envolver esforços da sua equipe interna, a gestão e custo financeiro, por isso, precisa ter um objetivo inicial para se justificar guiar as pesquisas.

2. Selecione de um a três concorrentes

A partir da identificação dos pontos de melhoria é hora de selecionar as empresas que serão referência para a sua análise. É importante escolher de uma a três opções considerando o tipo de benchmarking que você vai aplicar e o que será analisado. Algumas fontes de pesquisa que você pode usar para a escolha são: pesquisas em blogposts, artigos, reports, artigos e bases de dados.

3. Estabeleça os indicadores de análise

Crie uma planilha com os indicadores de análise que você deseja comparar com as empresas concorrentes. Eles podem ser quantitativos, como número de vendas de um determinado produto, novos clientes em um período ou qualitativo como, autoridade do site nas redes sociais, satisfação dos clientes, entre outros.

4. Colete os dados

Existem diversas formas de coletar os dados das outras empresas que você precisa. No benchmarking de cooperação, por exemplo, as informações podem vir da própria gestão da referência. O domínio público de alguns negócios como sites e redes sociais podem ser uma fonte assim como resultados publicados em artigos e revistas.

5. Compare e analise as informações

Com as informações da sua empresa e do concorrente em mãos é hora de compará-los para detectar pontos altos e baixos do benchmarking. Verifique o que você pode usar a seu favor e o que não é relevante para a realidade do seu negócio.

6. Crie um plano de ação

Elabore metas e objetivos em cima do que foi identificado que pode melhorar a produtividade da empresa. É importante criar etapas claras, atingíveis e envolver todos os funcionários neste processo. Explique a todos os pontos de melhoria e como os resultados serão impactados pela mudança.

7. Avalie os resultados

É muito importante acompanhar e avaliar se as mudanças inseridas na empresa estão gerando os resultados esperados. O benchmarking é um processo que deve ser realizado de forma contínua, pois o cenário do mercado muda constantemente. Sempre que preciso busque novas referências e promova as adaptações necessárias.

Os negócios que almejam se desenvolver e crescer precisam implementar o benchmarking para saber o que está dando certo ou não na sua área de atuação. Esperamos que com as dicas de hoje você inicie este processo e colha bons frutos no futuro! Veja também nosso conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre gestão de terceiros e como fazê-la.

Continue acompanhando o blog da Unimake para mais dicas de gestão e automatização de processos. Até mais!

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