Você consegue compreender os conceitos fundamentais para a realização de uma boa gestão? A visão sistêmica significa ter uma visão ampla e integral dos processos, relações e setores do negócio, fortalecendo e qualificando o processo de tomada de decisão e gerenciamento.
No post de hoje, apresentaremos um pouco mais a respeito desse conceito, sua importância, benefícios práticos e estratégicos, além de como buscar aplicá-la em seu empreendimento. Boa leitura!
O que é visão sistêmica?
A visão sistêmica é a habilidade de identificar, analisar e entender todos os processos de um negócio, a partir dos componentes e atores que o estruturam. Essa capacidade precisa estar presente na manutenção de uma organização, à medida que permite maior assertividade na tomada de decisão. Compreendendo de forma ampla e estratégica os seguintes pontos:
- Funcionamento dos departamentos;
- Indicadores financeiros;
- Estratégias de marketing;
- Rotina de produção;
- Delegações de funções;
- Relações de colaboradores.
Além de todo e qualquer aspecto que seja fundamental para o desempenho geral da empresa, deste modo, as deliberações e definições passam a ser exercidas com uma visão muito mais clara e condizente com a realidade, resultando em uma gestão mais segura, objetiva e precisa.
Esse pode parecer um passo muito complexo, mas com o avanço das tecnologias, existe a possibilidade de contar com sistemas que auxiliem a coletar, armazenar e averiguar todos esses pontos fundamentais, como o Enterprise Resource Planning (ERP).
O ERP é um software de gestão que encarrega-se de conectar todos os dados de um negócio em um sistema único, disponibilizando o suporte necessário para a condução de uma administração e visão sistêmica.
Qual a importância de adotar a visão sistêmica?
Podemos elencar e detalhar a importância da visão sistêmica a partir de diferentes perspectivas:
Para os colaboradores
Compreender a dinâmica dos processos possibilita também um maior entendimento com relação às rotinas e responsabilidades estabelecidas, dando aos funcionários uma sensação ainda maior de pertencimento e colaboração. Já que passam a entender o seu papel enquanto um dos pontos estruturantes.
Possibilita ainda que criem uma relação de maior confiança e segurança com os gestores, ao passo que compreendem que aqueles que estão à frente do processo de tomada de decisão tem uma visão real e assertiva a respeito da rotina e dia a dia da empresa.
Para o setor de RH
É a chance de fortalecer uma cultura organizacional ainda mais qualificada, ao entenderem mais a fundo a respeito do direcionamento e visão da organização, permitindo ainda maior precisão das habilidades e funções necessárias também no momento de busca e entrevista de novos candidatos.
Aos gestores
É oportunidade de desenvolver e elaborar projetos ainda mais coerentes e eficazes, ao possibilitar ações que atuem para além de um cenário superficial, considerando a realidade do seu negócio.
Viabiliza também que seja possível antecipar a consequência e impacto dessas ações em diversos setores, reduzindo as chances de ocorrência de erros e interpretações.
É possível que surjam dúvidas com relação à visão sistêmica e visão estratégica. Ainda que ambas tenham enquanto objetivo a boa condução de uma organização, existe uma grande diferença entre essas conceituações:
A visão estratégica está associada a movimentações e comportamentos futuros, por meio de metas e resultados a serem atingidos. Já a visão sistêmica está direcionada à conduta e desempenho atual de um negócio, sendo imprescindível também para que a visão estratégica possa ser elaborada.
Quais os benefícios da visão sistêmica para o negócio?
Para uma melhor percepção da repercussão dessas habilidades, as vantagens práticas de adotar a visão sistêmica também precisam ser elencadas. Confira:
Maior participação e pertencimento dos colaboradores
Ao compreenderem com maior transparência o seu papel e impacto na boa condução do dia a dia da empresa, os colaboradores passam a entender com maior clareza o objetivo da sua função, construindo uma relação de pertencimento e importância a respeito do seu papel.
Para a cultura organizacional, isso significa ainda maior motivação e engajamento entre funcionários, solidificando relações ainda mais positivas e significativas
Melhoria contínua dos processos e projetos
Com um mercado cada vez mais competitivo, gerenciar uma empresa com uma visão ampla e completa a respeito de seus processos internos implica, necessariamente, na constante percepção e identificação de pontos de melhoria contínua.
Isso porque essas etapas passam a ser compreendidas com maior cautela e preparo, minimizando as chances de falhas e retrabalhos, reduzindo custos e entregando aos consumidores produtos ou serviços de maior qualidade e aperfeiçoamento.
Entre as soluções tecnológicas que podem auxiliar nessa otimização, temos o business intelligence (BI), uma ferramenta que possibilita a visualização estratégica de diferentes processos, apresentando uma visualização mais dinâmica e ágil.
Leia também: 5 vantagens que a Business Intelligence vai trazer para sua empresa
Maior assertividade na tomada de decisão
Quando gestores incorporam a visão sistêmica enquanto uma análise essencial na sua condução, passam a ter um olhar mais crítico e preparado para a tomada de decisão.
Por meio dela examinam pontos críticos e falhas que possam estar limitando um maior desenvolvimento dos negócios, visualizando ainda potencialidades e ações que possam ser melhor elaboradas e aproveitadas.
Visão ampla e integral da organização
Para um gerenciamento mais assertivo, é essencial que você consiga conhecer e entender a fundo a integralidade do seu empreendimento. É essa visão sistêmica que lhe permite compreender se os objetivos e metas previamente traçados se traduzem de alguma forma na rotina e funcionamento do negócio.
Permitindo, ainda, maior aproximação com seus colaboradores, melhor entendimento das funções e etapas existentes e viabilizando uma otimização dos desempenhos e na maior aptidão dessas atividades.
Como aplicar a visão sistêmica na minha empresa?
A visão sistêmica pode ser incrementada em todos os setores e profissionais do seu empreendimento. Para isso, algumas etapas devem ser bem estabelecidas e elaboradas, acompanhe:
1. Conheça a fundo seu negócio
O ponto de início fundamental para esse desenvolvimento é que o gestor busque conhecer e entender cada ramo e serviço prestado. Disponha-se a ouvir não apenas outros gestores, mas os funcionários integrantes dos departamentos. Acompanhe essa rotina e visualize diretamente a condução e desempenho dessas funções.
Desta maneira, você estará também mais próximo dos seus colaboradores, e conseguirá reconhecer possíveis potencialidades e habilidades a serem desenvolvidas — virtude essencial para qualquer líder.
Procure ainda fazer um gerenciamento inteligente de todos esses dados obtidos, fazendo o correto armazenamento dessas informações, que irão nortear suas futuras ações.
2. Busque compreender os valores e objetivos da organização
Tendo conhecido o dia a dia e funcionamento da organização, você conseguirá perceber e analisar criticamente se estão condizentes com os propósitos, valores e objetivos da empresa.
Essas metas estão sendo atingidas? Foram bem compreendidas ao longo da delegação e performance das atividades? Todos estão cientes das necessidades e intenção do negócio? A visão sistêmica irá proporcionar maior entendimento dessas demandas e uma gestão de qualidade.
3. Estruture e aplique capacitações
Criar oportunidades e projetos que viabilizem o desenvolvimento desse olhar sistêmico estão entre as principais possibilidades de implementação dessa enquanto uma habilidade a ser elaborada por todos.
Aliado ao setor de recursos humanos, você enquanto gestor pode apresentar, qualificar e incentivar a adoção dessa prática para todos os trabalhadores.
4. Desenvolva novas soluções
Enquanto um passo fundamental para um constante aperfeiçoamento de processos e projetos, a visão sistêmica lhe impulsiona a sempre buscar estar à frente de possíveis barreiras e limitações, alimentando um direcionamento muito mais dinâmico e estratégico.
Ao organizar e identificar os impactos de determinada decisão, você passa a ser obrigado a estar reiteradamente orientado para a construção de novas soluções.
Esperamos que tenha ficado claro a importância e impacto da adoção da visão sistêmica em sua gestão, afinal, essa é uma estratégia que qualifica e viabiliza a condução de um trabalho mais assertivo e a tomada de decisões de maneira mais fortalecida e estruturada.
Continue acompanhando o blog da Unimake para essas e outras discussões fundamentais para um bom gerenciamento. Que tal aproveitar para conferir nosso post sobre Empowerment e os benefícios de sua adoção?
Até o próximo post!