A função de business partner é relativamente recente, você já ouviu falar sobre essa opção? Esse profissional, de atuação estratégica e fundamental para o funcionamento de uma organização e direcionamento de gestão dos recursos humanos, tem a origem de seu desenvolvimento datada entre as décadas de 1980 e 1990.
Com a crescente necessidade de inovação e qualificação de todos os setores de um empreendimento, essa função tem estado cada vez mais presente nas organizações, que demandam um assertivo gerenciamento entre RH e a área de negócios.
E se você deseja saber mais sobre o trabalho do business partner, as competências envolvidas, os benefícios de contar com um entre o quadro de colaboradores e quais as habilidades necessárias para esse parceiro de negócios, é só continuar a leitura!
O que é um profissional business partner?
O business partner é compreendido enquanto um profissional consultor, com a qualificação para realizar a gestão otimizada e estratégica de processos, setores e recursos humanos.
Isso porque ele entende a fundo os projetos e execuções do empreendimento e a participação dos colaboradores, e, a partir disso, auxilia ainda na mediação entre líderes, gestores e funcionários, com a definição e alinhamento de propostas que potencializam a capacidade de atuação e crescimento de um negócio.
A sua caracterização, ainda que relativamente recente, envolve uma nova identificação do RH, que passa a estar ainda mais ajustado e engajado com os direcionamentos, valores e objetivos de uma organização.
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O que faz um parceiro de negócios e quais suas competências?
Trabalhando lado a lado com gestão e liderança, este parceiro de negócios terá o papel de estrategista. Para isso, ele precisa ter um profundo conhecimento da área de recursos humanos, conseguindo traçar e elaborar o perfil necessário para a atuação de colaboradores, e esteja também qualificado frente aos projetos, estratégias, competitividade no mercado e qualquer outro alicerce para o bom funcionamento de um empreendimento.
Estando enquanto mediador, propositor e organizador, conheça algumas das suas principais práticas:
- Elaboração de soluções assertivas e estruturadas com os propósitos e necessidades de um negócio;
- Treinamento de diretores, gestores e líderes;
- Análise de informações, métricas e dados, visando a identificação de possíveis limitações e falhas que possam afetar a eficácia dos serviços e produções;
- Desenvolvimento de colaboradores, com foco em alta performance, bem-estar e produtividade;
- Manutenção do diálogo e dos relacionamentos entre equipes e departamento;
- Acompanhamento e monitoramento de práticas, proporcionando um constante feedback;
- Realização de relatórios, pautados em ferramentas analíticas e indicadores de desenvolvimento.
E para que esse profissional possa desenvolver plenamente suas competências, precisa atuar visando proporcionar uma verdadeira transformação da cultura organizacional, realizando uma precisa análise das principais demandas e contando com o auxílio de soluções tecnológicas que otimizem o recolhimento e análises dos dados que irão fundamentar suas práticas.
Entre as possíveis ferramentas que possam amparar esse processo de tomada de decisões e elaborações estratégicas, estão, por exemplo, o business intelligence (BI), os serviços de armazenamento em nuvem e adoção de um sistema de informações e gestão integrada.
- O BI proporciona uma visualização estratégica de todos os dados referentes ao negócio, viabilizando a construção de análises mais sofisticadas e assertivas;
- Os serviços de nuvem possibilitam agilidade, acesso e segurança de todas essas informações, sendo ainda altamente escalável;
- O uso de sistema de gestão, a exemplo do ERP — Enterprise Resource Planning, viabiliza um maior controle de projetos e processos, auxiliando no desenvolvimento de execuções e atividades.
Qual a média de salário do business partner?
No Brasil, a média de salário para um business partner é de R$ 6.500,00. Com uma previsão inicial de R$ 4.800, podendo ainda chegar ao teto de R$ 10.000,00.
Entretanto, é importante sinalizar que esse questionamento envolve a necessidade de considerar fatores como: o nível do cargo ocupado, o grau de formação, o tempo de experiência, o número de certificações, a região e nicho da organização e o tamanho do empreendimento. Podendo, portanto, apresentar grande variação.
Quais os benefícios de contar com um business partner?
A competitividade e inovação constantes do mercado tornam cada vez mais necessária uma tomada de decisão ainda mais otimizada, assertiva e qualificada, direcionando, desta maneira, para um destaque competitivo entre os seus concorrentes.
O business partner se apresenta como um fundamental colaborador de integração que agrega valor e constrói benefícios em diferentes frentes de um negócio.
Isso porque a partir de sua atuação estratégica, fundamenta o desenvolvimento de ações em recursos humanos, constrói maior direcionamento e alinhamento com as tendências de mercado e consumo, ampara os projetos elaborados pela liderança e realiza a manutenção do desempenho da gestão de pessoas.
Qual a formação necessária e habilidades de um business partner?
Não existe uma formação específica que seja necessária para a atuação de um parceiro de negócios. Enquanto uma área que envolve um conceito aprofundado de gestão de recursos humanos, é comum que a maioria desses profissionais parta da qualificação em RH, psicologia e administração.
Mas somente uma graduação não se apresenta suficiente para a qualificação de um profissional de ponta, sendo necessário também demais cursos e certificações voltados para a área.
Entre as habilidades comumente descritas para o preenchimento desse cargo, estão:
- Amplo conhecimento com soluções de dados, apresentando a capacidade de construção e interpretação de relatórios, técnicas e métricas de indicadores de performance;
- Compreensão de conceituações financeiras pertinentes ao mercado e indústria;
- Afinidade com sistemas tecnológicos de integração, análise e armazenamento de informações;
- Amplo desenvolvimento com RH digital;
- Conhecimento jurídico básico para a construção de uma postura objetiva e habilitada também para a representação de funcionários e colaboradores;
- Boa comunicação;
- Aptidão para uma pronta resolução de problemas;
- Bom gerenciamento de stakeholders atuantes na organização.
Diante do impacto e relevância da atuação de um business partner, é possível compreender o quanto essa é uma carreira fundamental para a construção de uma empresa que tem enquanto foco o alto desempenho, o bom gerenciamento entre colaboradores e a tomada de decisões direcionada para uma melhor colocação no mercado e ampliação de sua produtividade e eficiência.
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