backup corporativo

O backup corporativo pode ter um nome sofisticado, mas é um processo simples que é necessário às empresas de todos os portes. Os dados e informações gerados diariamente em um negócio são valiosos para os processos administrativos, operacionais e financeiros. Por isso, mantê-los seguros é algo crucial para o andamento do trabalho que está sendo realizado.

Hoje falaremos da importância de realizar o backup corporativo, quais são os tipos e como fazê-lo de forma segura. Acompanhe!

Backup corporativo: o que é?

O backup corporativo é o salvamento de todos os dados operacionais e estratégicos da empresa. Eles podem ser recuperados quando necessário, como uma segurança em caso de perda dos dados no armazenamento original.

Atualmente, a palavra backup é mais utilizada, mas esse processo também é conhecido por cópia de segurança. O termo corporativo está relacionado ao caráter empresarial dos dados, independentemente do ramo ou porte da empresa.

A restauração do backup corporativo evita prejuízos e garante que uma empresa volte a trabalhar com suas informações o mais rápido possível.

Exemplos de dados corporativos

Toda informação gerada pela empresa no curso de suas atividades é um dado corporativo:

  • Os XMLs das Notas Fiscais Eletrônicas;
  • os dados das compras e das vendas;
  • os dados dos estoques;
  • cadastros de clientes e produtos;
  • dados financeiros como contas a pagar e receber;
  • os registros de funcionários;
  • o banco de dados do sistema de gestão e outros sistemas auxiliares em geral.

Embora eles variem de empresa para empresa, conforme o tamanho e ramo de atividade, no final todos são dados corporativos e, portanto, sua proteção é essencial para a continuidade das atividades da empresa.

exemplos de dados corporativos

Formatos de backups mais utilizados em uma empresa

Os tipos de backup dependem basicamente de dois fatores: o volume de dados que serão copiados e a velocidade com que eles serão transmitidos. Veja quais são os mais utilizados:

Backup completo

É a cópia de todos os dados da empresa, sem selecionar o que é importante ou não. Geralmente, ele é realizado com uma periodicidade definida conforme a necessidade de cada negócio.

A maior vantagem deste tipo de backup é a segurança que ele oferece. Ele pode ser utilizado para a recuperação total de um sistema. As desvantagens são que ele demora mais tempo para ser realizado e necessita de um espaço de armazenamento considerável.

Backup incremental

O backup incremental copia somente os dados que foram alterados, por isso, ocupa menos espaço. Esse tipo de backup é indicado para empresas que geram grande volume de informações diariamente, pois ela faz uma cópia de segurança completa.

Ele pode ser utilizado em conjunto com o backup completo, mantendo uma cópia sempre atualizada. A desvantagem do backup incremental é que ele apresenta maior vulnerabilidade, pois depende da identificação do último backup completo.

Backup diferencial

O backup diferencial é semelhante ao incremental, em que só é copiado os dados que foram atualizados. A diferença é que ele reconhece as alterações realizadas a partir do último backup completo.

É uma forma intermediária entre os outros dois tipos quando comparados espaço de armazenamento necessário e a velocidade da operação. Ele é indicado para empresas que precisam garantir a segurança dos dados gerados diariamente.

formatos de backups

Qual a importância do backup corporativo para uma empresa?

Todas as empresas têm dados importantes para salvar. Algumas informações são mais importantes para alguns nichos que outros, mas, no final, eles compõem uma engrenagem sofisticada em que a falta de um prejudica a interação com os demais.

O backup corporativo é muito importante para a resiliência da empresa, pois permite que ela volte ao seu estado natural após alguma crise.

Nenhuma empresa pode abrir mão de suas informações se quiser se manter funcionando. Além disso, é imprescindível manter esses arquivos seguros, para que eles não sejam acessados por terceiros. A perda de dados pode gerar problemas significativos no financeiro, operacional e administrativo.

Como fazer o backup dos dados corporativos?

O backup corporativo pode ser realizado utilizando algumas ferramentas, conheça algumas delas:

Backup em datacenter próprio

Esse é um método seguro, afinal um datacenter oferece uma segurança superior a que um mero backup em servidor interno ou em HD, porém o custo é exorbitante para 99% das empresas.

Para construir e equipar um datacenter mesmo que de pequeno porte, é necessário investir mais de R$ 1 milhão. Além disso, sua manutenção deve ser realizada por pessoal especializado e pode custar R$ 200 mil ou mais ao ano.

Backup no servidor interno da empresa

É um método fácil de backup, afinal o servidor já está disponível na rede e geralmente é onde ficam quase todas as informações corporativas. No entanto, caso aconteça algum incidente na empresa, esse armazenamento físico pode sofrer um sinistro e causar a perda de todas as informações copiadas.

A grande vantagem é que ele possui um baixo custo. Porém, o processo é feito manualmente e deve ser lembrado por alguém. Outra desvantagem é que o servidor fica exposto ao ataque de hackers e vírus.

Confira o post: E quando o backup manual falha?

Backup em fita magnética

É um método relativamente seguro, pois as fitas em geral são resistentes, contudo, está defasado tecnologicamente e é mais trabalhoso de ser feito e recuperado. Além disso, as fitas tem que ser mantidas em local seguro sob risco de algum incidente que cause a perda das informações.

Backup em HD externo

Tem as condições do backup bem parecidas com a do servidor. É de baixo custo e de fácil implantação. A cópia dos arquivos também é realizada manualmente e o risco do equipamento ser extraviado e haver a cópia dos arquivos é grande.

Backup na nuvem

O backup na nuvem rompeu o receio do passado e hoje é, com certeza, o meio mais seguro de manutenção do backup corporativo. O backup é feito de forma automática e totalmente criptografado, com isso uma vez salvo no datacenter do serviço ele fica totalmente imune a todos os tipos de incidentes como incêndios, alagamentos, furtos, ataques de vírus.

Isso é garantido tanto pela altíssima segurança das instalações como pela replicação dos dados em mais de um local. Ou seja, é o “backup do backup”. Tudo isso a um baixo investimento mensal. Uma pequena fração do que seria investir num datacenter próprio, por exemplo.

como fazer o backup

Qual a melhor opção para o backup corporativo?

Vale destacar que todo backup tem seu valor, afinal demonstra o interesse da empresa em manter seus dados corporativos protegidos. Mas a melhor opção é sem dúvida o backup na nuvem.

O backup na nuvem é a que oferece mais segurança e melhor relação de custo benefício. Os outros métodos até geram um certo grau de segurança, no entanto, ou são frágeis e não garantem totalmente a proteção dos dados, ou tem um nível satisfatório de segurança com um custo alto.

Não importa o tipo de atividade ou tamanho da empresa, a maturidade do modelo de backup na nuvem o torna ideal para todas as empresas. Em resumo, ele oferece: baixo custo, automatização e segurança em caso de ataques de vírus e hackers.

Como o tema do backup corporativo tem sido tratado na sua empresa? Hoje entendemos a importância de ter uma cópia segura dos dados gerados em um negócio. Escolha o tipo que mais se encaixa na sua rotina e garanta a privacidade das informações do seu negócio e de seus clientes!

Que tal complementar sua leitura com nosso post sobre tecnologias no varejo digital e veja quais devem fazer parte do seu. Agradecemos por ter lido até aqui e o esperamos em nossos próximos posts aqui do blog. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima