o que é dre e qual sua importância em um negócio

Um dos pontos-chave para contabilidade de qualquer empreendimento, a compreensão da DRE é importante também para seus gestores. Afinal, busca representar a performance de determinado negócio em um dado período. Portanto, compreendê-la mais a fundo auxilia no estabelecimento de metas e indicadores.

Afinal, imagine estar à frente da administração de um negócio e não ter dados concretos a respeito do seu andamento e não ter ferramentas que possibilitem um entendimento preciso e qualificado do desenvolvimento de sua organização? Ficaria muito mais difícil tomar decisões assertivas, não é mesmo?

É buscando sanar essas e outras demandas que a DRE entra em cena. É por isso que hoje falaremos sobre, como realizá-la, quais procedimentos auxiliam esse processo e seu impacto na otimização do gerenciamento. Acompanhe!

O que é DRE

DRE, sigla para Demonstração do Resultado do Exercício, é a documentação contábil responsável por apresentar, de maneira estruturada e ordenada, a performance de um empreendimento, em seu cunho financeiro e patrimonial. Ou seja, com ela um gestor passa a compreender, com base nos dados colhidos, se o desempenho de seu negócio está mobilizando prejuízo ou lucro.

Nessa documentação constam informações como despesas financeiras, operacionais, gerais, contas, receitas brutas e líquidas de todas as transações realizadas e o custo dos produtos e serviços adquiridos e vendidos.

Sua obrigatoriedade e modelo foram determinados pela Lei n.º 6.404, de 15 de dezembro de 1976, cabendo a todos os modelos de negócio, com exceção daqueles que se enquadrem enquanto MEI, Micro Empreendedor Individual. Ela deve ser realizada anualmente, tendo um contador devidamente registrado responsável pela sua confecção e assinatura.

Dois personagens um em ambiente corporativo

Leia mais: Contabilidade gerencial é estratégica para as empresas.

Como fazer o DRE

A Lei n.º 6.404/1976 e a Lei 11.638/2007, que estabelece alterações e revogações a alguns de seus dispositivos, determinam e definem uma determinada estrutura a qual a DRE deve ser realizada, independente do porte ou área de atuação do empreendimento.

A seguinte ordem é estabelecida:

Personagem fazendo cálculos de DRE
  1. Levantamento patrimonial;
  2. Categorização de prejuízos e lucros referentes ao período;
  3. Apresentação do resultado das atividades;
  4. Comprovação das fontes e utilizações dos recursos.

Todos esses dados passam a ser estabelecidos a partir dos seguintes levantamentos:

  • Receita bruta;
  • Valores a serem abatidos de deduções;
  • Receita líquida;
  • Custos com as despesas relacionadas às operações de vendas, serviços e produtos;
  • Ganho bruto;
  • Despesas de cunho financeiro, administrativo e relacionadas às transações;
  • Prejuízos e lucros de operações;
  • Cálculos de IR e CS;
  • Valor líquido final.

Veja também: Custos e despesas - você sabe a diferença?

Impacto e importância da DRE nos negócios

É importante entender essa burocracia a partir de sua relevância interna e externa. Aos gestores, ter a DRE em mãos é de grande auxílio para a compreensão da real situação e andamento de um empreendimento, ao permitir um diagnóstico preciso e qualificado das questões patrimoniais e financeiras, bem como de sua lucratividade e rentabilidade.

Muito além de mera determinação fiscal ao nível fiscal e contábil, essa ferramenta possibilita o confronto com indicadores determinantes para a saúde de seu negócio e operações.

Sinalizando, portanto, quais ações e movimentações foram mais vantajosas ou não para sua receita líquida final, quais os melhores e mais lucrativos períodos e para quais gastos estão sendo direcionados os principais custos. E para fins de fiscalização externa, como a realizada pela Receita, é a partir desses dados e relatório que são realizados os cálculos de impostos, comparados também os números apresentados e declarados anualmente.

Personagem mostrando a importância do impacto da DRE nos negócios

A importância da DRE está ainda relacionada com a relação do seu empreendimento com instituições financeiras. Caso em algum momento necessite realizar a solicitação de empréstimos e créditos junto aos bancos, eles poderão solicitar sua demonstração do resultado do exercício.

A mesma situação passa a valer para a expansão dos negócios e contato com possíveis investidores, que utilizarão da DRE para garantir a confiabilidade e segurança do investimento.

Ferramentas que podem auxiliar na elaboração da DRE

Existem formas de buscar otimizar a compilação e gerenciamento dos dados contidos na Demonstração do Resultado do Exercício. Buscamos elencar algumas opções de soluções que podem ser incorporadas em diferentes modelos de negócios.

Personagem utilizando ferramentas que auxiliam na elaboração da DRE

1. Tenha um bom planejamento tributário

Estratégia essencial para um controle mais assertivo das obrigações fiscais a serem cumpridas, o planejamento tributário é uma das ferramentas que possibilita redução de custos e o desenvolvimento de um orçamento mais eficiente.

O seu controle pode contribuir para a compilação das informações que serão necessárias na composição da DRE.

2. Aposte em uma boa gestão fiscal

Com ações voltadas para a garantia da manutenção da legalidade de um empreendimento diante das necessidades e pagamentos de taxas, uma gestão fiscal figura enquanto um dos instrumentos presentes em um bom gerenciamento e na elaboração da Demonstração do Resultado do Exercício.

3. Tenha um planejamento de recursos empresariais

O planejamento de recursos empresariais, ou ERP, é um sistema voltado para a coleta e cruzamento de informações dentro de um negócio. Sendo responsável por compilar e tornar acessíveis os dados gerados, possibilita ainda maior controle, segurança, diminuição de possíveis falhas e mais confiabilidade. Auxiliando, portanto, na construção de uma DRE mais precisa e qualificada.

Esperamos que tenha sido possível compreender mais a fundo o que é o DRE e sua importância na análise e gestão de seu negócio. Afinal, esse é um elemento chave para o monitoramento da saúde de seu empreendimento, possibilitando a tomada de decisões mais capacitadas e elaboradas.

Continue acompanhando nosso blog para ter acesso a mais informações voltadas à organização e gestão. Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima